tag:blogger.com,1999:blog-6074656037406607632.post3007822928655304311..comments2023-07-02T03:11:39.114-07:00Comments on Outros Campos: "CARNAVAL DE ANTIGAMENTE"George Gomes Coutinhohttp://www.blogger.com/profile/14916152267436950123noreply@blogger.comBlogger32125tag:blogger.com,1999:blog-6074656037406607632.post-25184128942819867122009-02-07T03:28:00.000-08:002009-02-07T03:28:00.000-08:00xacal, cuidado para nao negligencair certas difere...xacal, cuidado para nao negligencair certas diferencas anatomicas na hora de cantar essa marchinha heim.Roberto Torreshttps://www.blogger.com/profile/04202109032041581886noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6074656037406607632.post-91322683127120344652009-02-07T02:30:00.000-08:002009-02-07T02:30:00.000-08:00então vai a marchinha de carnaval para o blogobloc...então vai a marchinha de carnaval para o blogobloco...<BR/><BR/>esse ano eu vou sair de diabo,<BR/>já tenho o chifre, meu bem,<BR/>só falta o rabo...<BR/><BR/>me dá o rabo, meu bem,<BR/>me dá o rabo.<BR/>prá completar minha fantasia de diabo...!xacalhttps://www.blogger.com/profile/13187001242281893417noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6074656037406607632.post-18732176279605280352009-02-06T11:29:00.000-08:002009-02-06T11:29:00.000-08:00parece que chegamos a um lugar comum então. e bom ...parece que chegamos a um lugar comum então. e bom carnaval a todos.Fabrício Macielhttps://www.blogger.com/profile/05294056999520741478noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6074656037406607632.post-16291732999801119592009-02-06T11:16:00.000-08:002009-02-06T11:16:00.000-08:00Estou completamente de acordo Robertão.Estou completamente de acordo Robertão.billhttps://www.blogger.com/profile/04302024059648583370noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6074656037406607632.post-1267561232908567132009-02-06T09:04:00.000-08:002009-02-06T09:04:00.000-08:00Bill, o que eu quis dizer com o critério kantiano ...Bill, o que eu quis dizer com o critério kantiano é possibilidade socialmente construída de que a fruicao estética, ou mesmo a discussao moral, sejam pautadas por critérios que nao se reduzem ao reino da falta de escolha, das impossibildiades temporais e espaciais de apreciar a aprender apreciar que sao desigualmente distribuídas. <BR/><BR/>Xacal, concordo que tem nao tem nenhum sentido reiterar Roberto Torreshttps://www.blogger.com/profile/04202109032041581886noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6074656037406607632.post-58702894823764173132009-02-06T03:58:00.000-08:002009-02-06T03:58:00.000-08:00Enriquecedor o debate, e como o Marcos Valério, vo...Enriquecedor o debate, e como o Marcos Valério, vou arriscar nadar com os tubarões do "aquário acadêmico"...<BR/><BR/>Creio que todos estamos de acordo quanto ao nefasto "relativismo cultural", que procura justificar uma suposta igualdade de valores dos bens e agentes culturais, para, justamente, mascarar suas características de classe...<BR/><BR/>Por outro lado, é preciso sempre muito cuidado aoxacalhttps://www.blogger.com/profile/13187001242281893417noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6074656037406607632.post-30010879246039102712009-02-05T14:59:00.000-08:002009-02-05T14:59:00.000-08:00Cara, entao estamos de acordo, náo estou afirmando...Cara, entao estamos de acordo, náo estou afirmando nada de ontològico, pelo contràrio, a contingencia da història è náo ontologica, como entendo. acho que è isso.Fabrício Macielhttps://www.blogger.com/profile/05294056999520741478noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6074656037406607632.post-86012440298162590762009-02-05T14:32:00.000-08:002009-02-05T14:32:00.000-08:00Xará, sua crítica não é ao relativismo, mas a qual...Xará, sua crítica não é ao relativismo, mas a qualquer forma de ingenuidade científica. A história do relativismo passa por Montaigne e da experiência que tiveram os Europeus com o novo mundo, que os fez refletir sobre o lugar da Europa na criação. Portanto, explicitando condições sociais. Foucault admitia um relativismo de saberes, porém explicitando as condições desiguais de poder na construçãobillhttps://www.blogger.com/profile/04302024059648583370noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6074656037406607632.post-54573845921016225462009-02-05T12:16:00.000-08:002009-02-05T12:16:00.000-08:00Bem, a questáo è a seguinte. o relativismo cultura...Bem, a questáo è a seguinte. o relativismo cultural que critico è aquele praticado por quase toda a antropologia e sociologia que simplesmente afirma discursivamente a igualdade de todos os gostos mas nao explicita a construcao social diferencial de seus valores. fazer isso Bill è explicitar hierarquias, coisa que o relativismo nao faz. Aqui o principio è bourdiesiano, e ele mesmo acreditava no Fabrício Macielhttps://www.blogger.com/profile/05294056999520741478noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6074656037406607632.post-15653767557218551162009-02-05T09:54:00.000-08:002009-02-05T09:54:00.000-08:00Concordo com Bill. Acho que o critério moral é mes...Concordo com Bill. Acho que o critério moral é mesmo kantiano. Só que sociologizado. A fruicao estética, assim como o julgamento moral, sao tanto melhores quando mais eles se autonomizam da falta de escolha imposta pelas necessidades economicas (por economia devemos entender todo e qualquer regime de ecasses, onde também está envolvido a disputa por capital simbólico escasso). O leque de Roberto Torreshttps://www.blogger.com/profile/04202109032041581886noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6074656037406607632.post-73301442567066630272009-02-05T08:36:00.000-08:002009-02-05T08:36:00.000-08:00Meu caro Chará, a questão é essa, se vc não vê tal...Meu caro Chará, a questão é essa, se vc não vê tal gosto superior, vc relativiza o gosto! Todos valem! outro elemento relativizador é vc falar em explicitação das condições sociais do gosto. Ora, quanto mais se explicita, mais se vê no gosto estético seus contornos sociais, e não o seu valor transcendental, como estava explícito na estética transcendental do Kant. Este faz exatamente a pergunta billhttps://www.blogger.com/profile/04302024059648583370noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6074656037406607632.post-63003172488473224302009-02-05T08:17:00.000-08:002009-02-05T08:17:00.000-08:00e outra coisa, se nao acreditarmos no potencial de...e outra coisa, se nao acreditarmos no potencial de distanciamento que a ciencia permite, só cabe se entregar ao relativismo. é o que estou tentando fazer. Bill diz que to expondo minha propria visao particular. é mesmo. mas a estou fazendo expondo-a a crítica, admitindo que sem as condições sociais específicas de minha trajetória pessoal eu simplesmente nao gostaria do que gosto, poderia gostar Fabrício Macielhttps://www.blogger.com/profile/05294056999520741478noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6074656037406607632.post-84437466308742542612009-02-05T08:15:00.000-08:002009-02-05T08:15:00.000-08:00Roberto e Bill, sinceramente, no momento da vida e...Roberto e Bill, sinceramente, no momento da vida em que estou, tenho pensado muito nisso. Não vejo não. Temos que ver como analistas as superioridades e hierarquias impostas intersubjetivamente. isso é uma coisa. outra coisa é a auto crítica. é óbvio que admito meu gosto e acho que sei de onde vem. hoje escuto rock britanico e americano dos 60 e 70 mais do que qualquer outra coisa. mas isso foi Fabrício Macielhttps://www.blogger.com/profile/05294056999520741478noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6074656037406607632.post-87980369168871644052009-02-05T06:32:00.000-08:002009-02-05T06:32:00.000-08:00Uma provocao ao Fabrício. Bill quer saber se vc ve...Uma provocao ao Fabrício. Bill quer saber se vc ve superioridade moral no gosto da classe média, distanciada da perspectiva imediata com a vida e com o mundo.Roberto Torreshttps://www.blogger.com/profile/04202109032041581886noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6074656037406607632.post-91462822161142196582009-02-05T06:14:00.000-08:002009-02-05T06:14:00.000-08:00Bill, nao estou me colocado cima das distinções es...Bill, nao estou me colocado cima das distinções esteticas. Ora, a unica forma de fazer isso e a grande diferença do relativista é essa, é explicitar as condições sociais diferenciais que condicionam gostos diferenciais, mas sem perder que as condições de dominação social que favorem algumas classes impoem o gosto destas como mais legítimo, o que o relativismo jamais admite. ele simplesmente dira,Fabrício Macielhttps://www.blogger.com/profile/05294056999520741478noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6074656037406607632.post-29258765118760632312009-02-05T06:10:00.000-08:002009-02-05T06:10:00.000-08:00Caro Marcos, legal sua questão. O mercado nem semp...Caro Marcos, legal sua questão. O mercado nem sempre impõe gostos e demandas, ele tb se apropria de demandas efetivas, que no caso sao de classe, como o seu gosto, que é legitimo pra voce mas sociologicamente tem uma origem que precisa ser tematizada nao é mesmo? que voce nao tenha opçoes e reclame e justo. mas veja bem, os casos que pego no texto sao emblematicos. toda a cidade é resignificada, Fabrício Macielhttps://www.blogger.com/profile/05294056999520741478noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6074656037406607632.post-41466495457116126312009-02-05T06:06:00.000-08:002009-02-05T06:06:00.000-08:00Caros amigos, estou muito contente com o debate, é...Caros amigos, estou muito contente com o debate, é interessante como o texto provocou nossas emoções devido ao momento do carnaval onde todos os nossos gostos, autenticos para nós, para não para todos, sao afetados pela critica. Concordo com as respostas de Brand e Roberto. Só cabe reafirmar que para que nao seja uma analise relativista tem que ficar claro que socialmente todos os gostos sao Fabrício Macielhttps://www.blogger.com/profile/05294056999520741478noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6074656037406607632.post-41897769075617428082009-02-05T05:47:00.000-08:002009-02-05T05:47:00.000-08:00Bom carnaval para voces ai. Eu infelizmente nao po...Bom carnaval para voces ai. Eu infelizmente nao poderei apreciar os bens culturais autenticos e nem os inautenticos... Entao vou continuar um pouco com a minha inveja e criticar um pouquinho mais. <BR/><BR/>Tem um ponto que o Fabríco ressaltou na resposta ao vitor que nao discutimos ainda: o caráter relacional do gosto. O gosto nobre, fino, desinteressado, se constitui na oposicao ao gosto vulgarRoberto Torreshttps://www.blogger.com/profile/04202109032041581886noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6074656037406607632.post-22713265363016042532009-02-05T04:26:00.000-08:002009-02-05T04:26:00.000-08:00Aproveitando o ensejo, Essa galera Cult dos blogs ...Aproveitando o ensejo, Essa galera Cult dos blogs de Campos (eu me coloco como voluntário) poderia fazer um, não digo um Baile, mas uma confraternização pré-carnavelesca, com marchinha, fantasia e td para ressuscitar o carnaval de Campos. Vão bóra meu Povo!Brand Arenarihttps://www.blogger.com/profile/05167250098175216007noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6074656037406607632.post-22120588563022077872009-02-05T04:20:00.000-08:002009-02-05T04:20:00.000-08:00O debate requer uma explicação para se tornar mais...O debate requer uma explicação para se tornar mais claro, a saber, como funciona este esquema no indivíduo. Uma leitura pouco atenta do texto pode nos levar a entender que, estas “escolhas de gosto” da qual falamos, ocorrem racionalmente. Isso implicaria em acreditar que todo consumo de algum bem cultural seria um ato inautêntico (acho q foi isso que incomodou a maioria aqui). Logo, consumir Brand Arenarihttps://www.blogger.com/profile/05167250098175216007noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6074656037406607632.post-67959149278839491492009-02-05T03:17:00.000-08:002009-02-05T03:17:00.000-08:00Fabrício, A minha intenção era exatamente "trazer...Fabrício,<BR/><BR/> A minha intenção era exatamente "trazer" vc de volta ao mundo ordinário, aquele de contemplação conscientemente inconsciente, da ignorância racional e reflexivamente anti-reflexiva. Enfim, da burrice intencional!<BR/> <BR/> E vamos beber uma cerveja que é carnaval, meus garotos. Precisamos esquecer um pouco esse gosto amargo de sangue gerado no cotidiano da crítica. Esse VPhttps://www.blogger.com/profile/15862684331759685950noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6074656037406607632.post-69361104317343615972009-02-04T14:48:00.000-08:002009-02-04T14:48:00.000-08:00Agora entendi sua crítica Bill. Sem dúvida toda a ...Agora entendi sua crítica Bill. Sem dúvida toda a crítica do relativismo conservador precisa assumir que na hierarquia instituída dos gostos há algo melhor, também do ponto de vista moral, em relacao à toda "cultura" criada em meio de privacao. E isso implica assumir que a classe média com alto capital cultural concentra as maiores possibilidades de uma atitude crítica em relacao a vida social. Roberto Torreshttps://www.blogger.com/profile/04202109032041581886noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6074656037406607632.post-87721085108361008602009-02-04T14:08:00.000-08:002009-02-04T14:08:00.000-08:00A minha questão é que, ao negar o "relativismo con...A minha questão é que, ao negar o "relativismo conservador", uma hierarquia estética se impõe na arte também, ora. Neste sentido, não teríamos que renunciar as manifestações da "baixa cultura" em função da superioridade, inclusive moral, da alta? Isto levado à política pública significa nada para o funk e tudo para a música clássica (ou o que seja), não? no mercado, esta hierarquia que se billhttps://www.blogger.com/profile/04302024059648583370noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6074656037406607632.post-75513831697225956852009-02-04T13:25:00.000-08:002009-02-04T13:25:00.000-08:00O debate está muito interessante. Como sempre que ...O debate está muito interessante. Como sempre que tocamos no nosso gosto pessoal na busca de enquadra-lo analiticamente através da ciencia social tocamos em coisas bastante caras a todos nós. Por mais que todos aqui possamos, em maior ou menor grau, compartilhar com a Bourdieu a idéia de que as categorias do gosto recebem um pré-enquadrameto da realidade social, que as constitui enquanto algo Roberto Torreshttps://www.blogger.com/profile/04202109032041581886noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6074656037406607632.post-5159291704589593232009-02-04T13:03:00.000-08:002009-02-04T13:03:00.000-08:00Nadando com os tubarões, mas insistindo: Não acho ...Nadando com os tubarões, mas insistindo: Não acho que os gostos pessoais ou do pessoal seja exatamente o que o mercado está impondo, mas acho uma sacanagem morar no interior e não haver opções para minha geração que curte um carnaval no estilo antigo.Marcos Valério Cabeludohttps://www.blogger.com/profile/18102962401249115762noreply@blogger.com