Racismo na UERJ
Numa das poucas instituições sociais pela qual devotamos expectativas positivas quanto ao convívio com as diferenças e à diversidade de pensamento, observamos de tempos em tempos o outro lado da fachada liberal a qual alguns intelectuais, políticos e “celebridades” se apegam e teimam em negar o óbvio: a inefetividade de direitos universais manifestada no racismo de classe que quase sempre se traveste de racismo de cor. Os últimos acontecimentos na UERJ são graves e merecem reflexão. Que os representantes dos segmentos docente, discentes e de funcionários dessa comunidade universitária sejam vigilantes quanto à punição dos agressores. Divulgando o primeiro dos protestos realizados na UERJ:
ATO EM LEGÍTIMA DEFESA
Àquelas e Àqueles que aguardavam, o tempo chegou: Ato em Legítima Defesa a favor da equidade racial e repúdio as agressões raciais ocorridas na UERJ e no em torno.
No horário de Brasília às 17horas terça feira dia 15 de dezembro de 2009.
No Hall do Queijo
Em menos de uma semana agressões racistas ocorreram nesta Universidade. No sábado dia 05 de dezembro de 2009 a Negra estudante do serviço social foi agredida por aluno branco do IME – UERJ que a xingou de Chimpanzé e na última sexta feira dia 11 de dezembro, 3 alunos brancos do curso de FILOSOFIA - UERJ depredaram a sala Abdias Nascimento, sede coletivo Denegrir, a chutes, seguidos gritos ofenderam todas e todos as negras e os negros com as seguintes palavras: “ COTISTAS DE MERDA!, PODER ARIANO, PODER BRANCO, SOMOS BRANCOS POR ISSO SOMOS SUPERIORES E DOMINAMOS TUDO e pichações racistas onde afirma no banheiro feminino: “MULHERES NEGRAS SÓ PODEM TER 3 FILHOS POR QUE O 4º É FORMAÇÃO DE QUADRILHA”.
NÃO PODEMOS DEIXAR ISSO PASSAR EM BRANCO.
DeNegrir Coletivo de Estudantes Negros/as da UERJ. http://br.groups. yahoo.com/ group/denegrir_ uerj2005/
http://www.denegrir .cjb.net
http://www.denegrir .cjb.net
2 comentários:
Todo protesto deste tipo deve ser sistematicamente apoiado com palavras e ações. a luta contra o pensamento conservador implícito é árdua e constante. òtimo poste Paulo, abraço
Tais protestos precisam ser realmente apoiados, inclusive pela grande midia.
O racismo pode estar presente tambem em formas muito sutis, como demonstrado essa semana na revista Science. Reproduzo abaixo o resumo (abstract) e o link para o artigo completo, que requer assinatura:
=========================
http://www.sciencemag.org/cgi/content/full/326/5960/1711
The Subtle Transmission of Race Bias via Televised Nonverbal Behavior
Max Weisbuch,* Kristin Pauker, Nalini Ambady*
Compared with more explicit racial slurs and statements, biased facial expressions and body language may resist conscious identification and thus produce a hidden social influence. In four studies, we show that race biases can be subtly transmitted via televised nonverbal behavior. Characters on 11 popular television shows exhibited more negative nonverbal behavior toward black than toward status-matched white characters. Critically, exposure to prowhite (versus problack) nonverbal bias increased viewers’ bias even though patterns of nonverbal behavior could not be consciously reported. These findings suggest that hidden patterns of televised nonverbal behavior influence bias among viewers.
Postar um comentário