quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Fórum brasileiro de Ciência Política



Surgiu como iniciativa de diversos estudantes de pós-graduação em Ciência Política brasileiros. O primeiro Fórum brasileiro de Pós-graduação em Ciência Política obteve críticas absolutamente positivas acompanhadas de um sentimento de surpresa, por grande parte dos profissionais da área, com a qualidade dos trabalhos apresentados.

Esta segunda edição promete ser ainda mais organizada do que fora a primeira, assim como contar com mais apoios institucionais. O reconhecimento da importância acadêmica do encontro pode ser percebido pelos nomes dos profissionais que coordenam cada grupo de trabalho juntamente com os estudantes de pós-graduação.



A boa notícia é que foram prorrogadas as inscrições até dia 13 de Fevereiro.

Representa um enorme oportunidade para estudantes, sobretudo os de Universidades periféricas (fora do triângulo IESP-USP-UFMG), apresentarem seus trabalhos, discutir seus modelos analíticos, demonstrar seus dados e, obviamente, realizar contatos com vistas a aumentar suas redes.
Encontros como este deveriam constar como requisitos obrigatórios dentro da grade curricular das pós-graduações. Ainda que se possa criar incentivos seletivos positivos a participação, como custeio de passagens, inscrições e diárias dos aprovados, seria um grande avanço exigir que candidatos a Doutor e Mestre expusessem suas proposições entre os pares acadêmicos de outras instituições. Ganharia o candidato, ganharia o programa de pós-graduação e ganharia a Ciência Política brasileira.






Nenhum comentário: