terça-feira, 27 de outubro de 2009

I Simpósio Nacional de Jornalismo Científico - UENF - Campos dos Goytacazes - RJ

Prezad@s,

Como é praxe neste espaço divulgamos as boas iniciativas acadêmicas que ocorrem em Campos e alhures. Esta terá lugar justamente em Campos, na UENF, e está sendo cuidadosamente planejada pelo competente grupo da Assessoria de Comunicação da UENF (ASCOM). Trata-se do I Simpósio Nacional de Jornalismo Científico (maiores informações aqui), que ocorrerá nos dias 25 e 26 de novembro do ano corrente.

Na realidade para Campos, especialmente, há um significado especial. Afinal, há aqui a expansão da UFF, o IFF, o campus de pesquisas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a própria e premiadíssima UENF... e um jornalismo científico ainda deficitário, aparentemente pouco preparado para fazer com que a população em geral compreenda o que é feito nas diferentes áreas de pesquisa, muitas vezes apresentando-se enquanto gargalo “em si” para a boa divulgação científica. Talvez esse déficit de formação explique, dentre outras variáveis, a baixa entrada da alta produção de pesquisas na mídia local....Ressalto apenas que o Simpósio, nacional, não objetiva por razões óbvias solucionar essa questão. Mas, decerto oferecerá um bom momento para o debate em diferentes níveis, sobre e para além do nível local.



Este “vácuo” de informação certamente poderia ser enfrentado e iniciativas deste quilate oferecem uma excelente oportunidade para pensarmos a ciência não como elemento exótico das sociedades humanas, vide a imagem caricata do cientista de jaleco branco, óculos e cabelos desgrenhados. O debate sobre ciência deve ter um retorno direto para a sociedade, a grande financiadora dos avanços científicos na periferia, dado que se não fosse o repasse estatal dos impostos arrecadados, simplesmente estaríamos ainda na era da “roca de fiar” dado o nosso empreendedorismo de mercado invariavelmente paralítico.


Não percam! Mas, notem que o prazo para inscrição, on-line e realizado no site do próprio evento, irá até o dia 31 de outubro.

Nenhum comentário: