Por Rodrigo Viana
http://www.escrevinhador.com.br/
Enquanto alguns no PT comemoram o Vox Populi, Serra já contra-ataca.
Vamos deixar claro: essa é a eleição dos movimentos subterrâneos, não captados pelas pesquisas. No primeiro turno, o PT acreditou nas “qualis” e na “eleição decidida”. Os boatos moveram a montanha e levaram Serra (com a mãozinha verde de Marina) para o segundo turno.
Agora, as pesquisas refletem o bom momento de Dilma, que mudou a pauta semana passada (trouxe à tona Paulo Preto, privatizações e a onda de baixarias).
Só que já há uma nova onda, que pode ter reflexos nas pesquisas da semana que vem: é o terrorismo difuso! Ele vem na forma de panfletos (distribuídos de porta em porta nas áreas mais pobres do Nordeste), com afirmações maldosas sobre a vida sexual de Dilma; e vem , também, na forma de um gigantesco esquema de telemarketing.
No Escrevinhador, já noticiei esse fato aqui.
De ontem, pra hoje, recebi – via twitter e também no blog - dezenas de mensagens de pessoas que receberam ligações. É o telemarketing das sombras em ação.
Alguns exemplos:
- PaulaBeiro @rvianna Hj ligaram aqui para casa (Goiânia) com gravação contra Dilma.
- @Eleitor_2010 Eu achava q o tal telefonema do PSDB falando da Dilma era lenda! Olha o número aí! Acabei d atender: http://twitpic.com/2z1b89
Porto Alegre parece ter sido a cidade mais bombardeada, nas últimas 24 horas.
Vários leitores (alguns pedem sigilo) informam ter recebido a ligação de um outro número, de São Paulo: (11) 3511-1700. Liguei para lá. Uma mensagem informa que o o telefone “está programado pelo assinante para não receber ligações”.
Com ajuda do tuiteiro “páginadois”, descobrimos o nome da empresa que está autorizada pela Anatel a prestar esse tipo de serviço. A empresa fica no bairro do Paraíso, em São Paulo. Levantamos todos os dados: endereço, sócios etc. Preservamos o nome da empresa porque – aparentemente – é apenas uma prestadora de serviço.
Pode ter sido contratada para dar suporte à central de telemarketing – mas sem responsabilidade pelo conteúdo. Basta à campanha de Dilma acionar a PF e o MPE, para saber quem contratou a empresa. É algo que pode ser feito rapidamente.
O que pode ser feito também: quem receber a ligação deve tentar gravá-la. Várias secretárias eletrônicas têm esse serviço!
Há mais números de telefone, e nomes de outras empresas de telefonia. Marco Aurelio Weissheimer, do RS Urgente, também está investigando o assunto.
Mas a campanha do terror difuso não se restringe ao telemarketing.
- Há os panfletos religiosos (alguns apreendidos, mas milhares de outros sendo produzidos e estocados). Estamos checando nesse momento a denúncia de uma outra gráfica com panfletos contra Dilma.
São apenas alguns exemplos do que será a campanha até dia 31. Quem acredita em eleição já definida não conhece o “Coiso”. Botou na cabeça que deve ser o próximo presidente. Se tiver que criar um clima de conflagração pra isso, vai criar!
Pode-se esperar qualquer coisa até o dia da eleição.
9 comentários:
Como contraponto Veja..
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/a-grande-mentira-do-petismo-ou-peca-desculpas-jose-eduardo-cardozo/
http://coturnonoturno.blogspot.com/
Sds
Herval Guimarães
Caro senhor Herval Guimarães,
Suponho que mesmo alguém de extrema direita tenha alguma capacidade de ler e interpretar textos. Me parece que não é o caso do senhor, na medida em que considera "coturnadas" algum tipo de expressão legítima de linguagem, conforme li em seu blog.
O texto postado não responde ou discute, em momento algum, a prática de terrorismo por telemarketing. Denuncia que Brand repercurtiu do blog do Azenha.
Inclusive o inarticulado Reinaldo Azevedo sequer discute, de forma razoável, o caso da confecção de panfletos com conteúdo difamatório, algo que na sua cabeça de milico é algo legítimo. Em verdade gente da sua estirpe considera rupturas institucionais, fechamento do Congresso, dentre outras amenidades, práticas defensáveis e legítimas. Desculpe, não estamos mais em 1968.
Sua adesão apenas depõe contra a campanha do PSDB. Orgulhosamente lhe digo que estamos em lados opostos. Gente da qualidade do senhor é a própria negação de qualquer tipo de social democracia. Embora que o próprio PSDB o faça em sua prática partidária.
OMG*!
Herval, que coisa horrenda esse blog, o tal de coturno...
Definitivamente, coisa de gente que, ultrapassados mais de 20 anos, ainda não tem "Loção" de que estamos na democracia...
*Oh My God
Meu Deus, nunca achei que tivéssemos que lidar com esse tipo de gente, da extrema-direita. Mas tenho já opiniao formada sobre isso: é melhor deixar esse povo falar as asneiras que quiserem, mantê-los sobre os olhares do público do que permitir que facam "bagunca" em privado.
Mais que da nojo, isso dá!
Galera sem demonizacoes, mesmo usando símbolos da extrema direita e do fascismo (como é os "coturnos" ainda mais "noturnos" o que se associa a sombrio) desde que apresente argumentos é bem-vindo ao blog. Embora nao toleraremos aqui qualquer fala racista ou preconceituosa de qualquer genero.
Herval, eu nao considero Reinaldo Azevedo, nem sequer gasto meu tempo em lê-lo. Acho ele um profeta do ódio, sem qualquer compromisso na construcao de uma nacao solidária e mais harmonica e justa, o compromisso dele é com o ódio.
Como eu tenho lá minhas "surperticoes" religiosas, evito estes tipos de leitura, tem medo de me contaminar com "energias" tao ruins.
Saudacoes.
Voltando ao debate, como muito bem propos o George, eu continuo me perguntando: terá algum limite este senhor José Serra?
Ele nao tem nenhum limite. Ontem, na entrevista no JN, ao levantar novamente a questao do aborto, ele disse que o PNDH 3 previa, com a descriminalizacao, que seria criminoso quem fosse contra o aborto. É uma canalha!
George colocou um ponto:
"O texto postado não responde ou discute, em momento algum, a prática de terrorismo por telemarketing. Denuncia que Brand repercurtiu do blog do Azenha."
Justamente, citar assuntos nao relacionados, principalmente aqueles polemicos eh uma tatica usada deliberadamente para confundir, desviar o assunto do debate e criar rupturas nas comunidades virtuais, blogs e salas de bate papo.
Bem colocado corvo. Por isso destaquei a fala do George.
Postar um comentário