quinta-feira, 7 de outubro de 2010

CONTRA QUEM EU LUTO? resposta a Brand Arenari

O texto de Brand Arenari explicita com precisão e coragem um fato jamais enfrentado por nenhuma candidatura a presidência e por nenhum presidente da república (tão evocada pelos tucanos): a permanência histórica de uma sociedade cindida ao meio, realidade esta escondida pelo mito de nossa união, agora sutilmente atualizado no discurso tucano em defesa da democracia. Vejamos o que a democracia é. O MEDO explicado precisamente e corajosamente por Arenari aumenta a cada dia, porque os argumentos falaciosos do lado privilegiado de nossa sociedade caem um por um por terra diante da impossibilidade de negar as realizações do Governo do PT.
O único governo que enfrentou a cisão social que marca a sociedade brasileira foi o do partido dos trabalhadores, cuja história, mal compreendida por aqueles que achavam que chegar ao poder era brincar de revolução francesa e agora ficam falando merda achando que fizemos pouco, simboliza a ascensão da parte desprivilegiada a qual se remete Arenari. A cisão social a qual me remeto é entre as classes privilegiadas, classes dominantes do capital economico e classes medias bem alocadas no Estado e no mercado, e as classes populares, nossa classe trabalhadora dispersa nos resquícios das fábricas e no imenso mercado de trabalho de formal, e nossa ralé, a classe totalmente apartada da produção e do consumo.
A única forma de enfrentar tal cisão, o que gera o MEDO explicado por Brand, por parte do Estado é manter a política econômica estável, e aqui os argumentos tucanos já foram pro brejo há tempo, e ampliar a política social. O único governo que compreendeu isso foi capitaneado por LULA. Por isso DILMA é a continuação da luta pela equalização entre classes integradas e classes populares. TODOS os números, sem manipulação dos canalhas, provam a superioridade na política economica, social, na educação, segurança e saúde, por parte do PT. DILMA é a continuação de um governo que não teve MEDO. Que negociou com forças sociais e econômicas internas e externas estabelecidas há um século e ainda assim pagou a dívida externa e hoje empresta dinheiro ao FMI.
Antes, o ministro da educação tucano não podia entrar nas universidades. Hoje, Haddad, é ovacionado, ao lado de Lula. Presenciei isso pessoalmente em Juiz de Fora. Quem governa em prol de todos, mas principalmente em prol das classes populares, historicamente desprivilegiadas, não precisa ter MEDO. Não havia, nesta ocasião, nenhum cartaz dizendo fora FMI. LULA e DILMA não têm MEDO de representar as classes populares, sem deixar de reconhecer o mérito das classes estabelecidas e sua contribuição para nossa reprodução social. NÃO TÊM MEDO de falar a linguagem das classes populares.
Boa parte dos votos verdes foi marcada pelo mesmo MEDO explicado por Brand. MEDO da falácia de que tucanos e petistas são todos iguais. A este eleitor, que clamava por uma alternativa, queremos dizer que não tenha MEDO de votar contra os que tem MEDO da continuação da mudança. Que reflitam e provem a mesma CORAGEM que tiveram no primeiro turno, de buscar uma terceira via. Não é Marina que vai decidir eleição alguma. Isso é argumento tucano, e muito fraco por sinal. É o eleitor que não teve e não terá MEDO da mudança, que quer um país menos injusto, que deseja a continuação da mudança, a recuperação do país vendido pelos tucanos, já provada pela recuperação da maioria das ações da PETROBRÁS.
O voto da coragem é aquele que busca apagar a mentira da nação unida, feliz e pacífica, e enfrenta com seriedade e respeito nossa grande questão social, ou seja, a de que somos um país cindido, mas que felizmente teve em seus ultimos oito anos de governo um time que não teve MEDO. Time este no qual DILMA, como cabeça de área, foi fundamental na casa civil. Dizer que ela não tem competência ou histórico é argumento falso, desesperado e medroso. Basta o leitor digitar no google e ver no site dela a história desta mulher. Provou sua competência no governo do RS. Depois no governo federal. Provou que não tem MEDO.
Dedico este texto a Brand e a todos que tem a CORAGEM de mostrar seus sonhos por um país mais justo. Esta CORAGEM significa desmistificar a idéia de nação unida e feliz e construir na prática uma nação mais igualitária. Em resumo: assumir nossa desigualdade de classe e assumir que apenas um governo ponderou sobre ela e a enfrentou. Não existe discurso mais inimigo da desigualdade de classe do que o discurso da nação unida e o discurso de que enfrentar com CORAGEM os problemas sociais é ameaça a democracia. Os tucanos deveriam ter vergonha de pronunciar este termo. Mas, assumir VERGONHA significa assumir MEDO.
Concluindo, um dos maiores discursos da democracia moderna é o da mudança. Quando tudo vai mal, falamos em mudança o tempo todo. Vivemos um momento novo no Brasil: o grupo da mudança chegou ao poder e precisamos saber lidar com isso. É novo para todos nós, por isso é difícil às vezes de entender. Porém, assumamos, precisamos continuar com a mudança. E para tanto, caro eleito, isso significa perder o MEDO de assumir a mudança. Significa a CORAGEM de continuar mudando, e principalmente quando os mais afetados pela MUDANÇA, no desespero, não conseguem se conter e usam todas as máquinas possíveis, partidos, mídias, redes online, para expressar de forma mentirosa e arrogante o seu mais profundo e desesperado MEDO DA MUDANÇA. No caso do momento específico do Brasil, isso significa o MEDO DA CONTINUAÇÃO DA MUDANÇA.

5 comentários:

Anônimo disse...

Nós eleitores de Dilma lutamos para que as mudanças feitas por Lula continuem, para isso votamos em DILMA!

Brand Arenari disse...

Muito obrigado Fabrício pela resposta e dedicação.
Na verdade, o texto que escrevi abaixo não tem pretensões analíticas, não foi escrito com o cérebro, mas sim com o fígado, por isso nem tem muito como debater com sua análise. Aquele texto é um desabafo. Até pq acho que o sentimento de medo ou de esperança, este último em menor grau, são muito mais dominantes na escolha do voto do que análises racionais sobre a realidade. Eu queria mesmo dizer duas coisas, que o voto anti-Lula que é igual anti-povo e o voto anti-PT que é contra o povo organizado é movido pelo medo e mais nada, não tem a racionalidade que esses eleitores acham que tem, acham que eles votam com a cabeça enquanto o povo vota com estomago. Isso é mais uma fantasia que eles inventaram pra si mesmos, leem esgotos como a veja e a FSP e acham que são intelectualizados.
E outra coisa que acho importante nele é que essa gente abraca qualquer coisa que possa ser contra a ascensão das massas (Lula) e o PT, qualquer discurso. Eles não tem nenhum projeto de Brasil ( a campanha do Serra é o retrato disso) eles só ódio e medo, e também não tem a coragem de assumir o que realmente defendem, por isso inventam td para conter ascensão das massas.
Mas eu não tenho medo deles não, a vontade do povo neste momento é muito grande por continuar as mudancas, e neste caso “nao dá para parar o rio quando ele corre pro mar. . .”
Abraco

Brand Arenari disse...

“A ideologia da direita é o medo”, já nos ensinava Simone de Beauvoir.

Fabrício Maciel disse...

Endossado Brand,

linda pérola da Simone, não conhecia.

forte abraço

Décio Vieira da Rocha disse...

Se o voto anti-lula e anti-PT é ser contra o povo(consequentemente contra a maximização de bem-estar social), então devem queimar no fogo do inferno todos os hereges que nãso votarem em Dilma.Os conservadores são imbecis, como não conseguem ouvir a palavra do "Deus" Lula.Quantos imbecis.Ih que merda, não sou conservador mas sou anti-PT, vou ser queimado tambén, tenho que me converter rápido.Tenho que entender a voz divina já que só ela é que ajuda ao povo.Viva Lula!Viva o rei! Viva o nosso Deus!Faça-se a inquisição aos que não acreditam.(mas não me queimem por favor).