terça-feira, 2 de novembro de 2010

A democracia nao é uma obviedade: é preciso defender a legitimidade do voto popular e enaltecer o valor de uma oposicao que nao seja uma cópia do Tea Party


Para os Reinaldos de Azevedos de todo os páis, a vergonhosa fúria contra "voto nordestino" é um júbilo diante da derrota que as urnas impuseram ao projeto de importar o estilo "Tea Party" como projeto popular. Para nós deve ser um aviso de que a direita está mais raivosa do que nunca e de que a histeria americana do momento segue sendo o sonho de consumo de boa parte do campo conservador.


O dia em que o preconceito tomou conta do Twitter


Ontem, dia do resultado das eleições presidenciais, que deveria ser um dia de festa da democracia, ficou marcado como um dia em que o preconceito e o ódio tomou conta do Twitter, tão popular que é no Brasil. Um dia em que os Nordestinos foram tratados de forma altamente discriminatória. Um dia para não ser esquecido.
No Brasil, é muito comum se escandalizar com preconceito contra negros e gays. Casos assim ocupam páginas de jornais, provocam discussão e tem o tratamento que merecem ter.Mas, infelizmente, ainda existe o preconceito com relação à região de procedência, que é algo ainda pouco levado a sério e divulgado pela imprensa. E é algo que me assusta pela proporção com que tem crescido.
Eu sou Nordestina, de Fortaleza, Ceará. Nascida e criada aqui, com todos os sotaques e trejeitos característicos da região. Falo “oxente” e “vixe”, porque cresci com estas palavras fazendo parte do meu vocabulário. E tenho um baita orgulho de ser cearense. Por nada sairia daqui, porque aqui é o lugar que eu amo e onde me sinto feliz, com seus defeitos e virtudes.Por isso, me senti muito ofendida e triste com as mensagens que vi ontem no Twitter.
Para quem não acompanhou, tivemos um espetáculo digno de Goebbels. Vergonhoso, repugnante, capaz de fazer qualquer nordestino se sentir mal. Ver pessoas incitando a discriminação, pessoas com estudo e conhecimento incompatível com suas palavras, me provocou uma profunda tristeza.
Vejam vocês a que nível chegamos:
E a pior de todas:
Há muitos mais. Basta fazer uma busca no Twitter por “Nordestino“. Me recuso a comentar estes tweets.
Para quem não sabe, isso dá cadeia. Quem diz é a lei 7.716, de 1989, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente. A lei afirma:
Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Pena: reclusão de um a três anos e multa.
§ 2º Se qualquer dos crimes previstos no caput é cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza:
Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.
§ 3º No caso do parágrafo anterior, o juiz poderá determinar, ouvido o Ministério Público ou a pedido deste, ainda antes do inquérito policial, sob pena de desobediência:
I – o recolhimento imediato ou a busca e apreensão dos exemplares do material respectivo;
II – a cessação das respectivas transmissões radiofônicas ou televisivas.
III – a interdição das respectivas mensagens ou páginas de informação na rede mundial de computadores.
O preconceito tem que ser divulgado, não pode simplesmente ser aceito ou ignorado. O preconceito é crime e deve que ser tratado como tal. Não é porque uma pessoa nasceu em outra cidade, outro estado, outra região que será menos capaz do que você. Somos todos brasileiros, apesar das diferenças regionais.
Da mesma forma como muitos nordestinos são discriminados ao ir para o sul/sudeste, somos todos discriminados ao irmos para os Estados Unidos ou Europa, porque para eles tanto faz se você fala oxente, meu ou bah. Você é brasileiro e será taxado e julgado por isso. Agora imagine sofrer isso no seu próprio país.
Espero que você que é leitor do Mundo Tecno, reflita sobre isso. Tenho certeza de que, como meu leitores são pessoas inteligentes, irão se arrepender caso tenha falado alguma bobagem, e eu o desculpo por isso. Espero também que tenham consciência de que, no final das contas, nós estamos todos no mesmo barco.
Respeito ao próximo é o primeiro passo para vivermos em um país melhor. Então, vamos nos respeitar?

21 comentários:

Fabrício Maciel disse...

A força de cegar intelectualmente, derivada de sentimentos fortes como o preconceito, não permite ver, por exemplo, que Dilma arrebentou em Minas, um dos Estados mais conservadores do Brasil, no coração do Sudeste.

Anônimo disse...

De onde voce tirou isso de MG é "um dos Estados mais conservadores do Brasil"?

Roberto Torres disse...

O conceito de regiao parece ganhar uma importancia que nao tinha para a semantica política.

bill disse...

Temos que lembrar que, embora tenha sido avassaladora a vitória no Nordeste, Dilma não se elegeria somente com ela. Nas outras regiões ela ganhou também... Ademais, se no Nordeste foi avassaladora, é sinal de que lá a política de desenvolvimento e inclusão tem tido efeito. Um amigo que viajou para Pernambuco e Fortaleza ficou impressionado com rodovias em ótimo estado, comércio a todo vapor, construção civil em ebulição...

Abraço.

Fabrício Maciel disse...

Bem, de onde tirei:

1 - da política: Aécio reelege fácil seu boneco;

2 - do senso comum: "mineiro come quieto";

3 - da análise sócio-cultural: entre na UFJF de manhã, horário dos melhores cursos, e conte quantos negros há na universidade.

4 - da história do Brasil: qualquer escola de ensino médio não deixa de falar da famosa política do café-com leite.

Não desejo que este ponto tire o foco do debate principal levantado por Roberto e continuado por Bill.

Abraço

Anônimo disse...

Dilma ganhou onde o fisiologismo prevalece, ainda dá muito voto.

Não é pelo fato de ser nordestino, é pelo fato de ser uma região menos desenvolvida, onde o fisiologismo produz resultados.

O PT é um partido altamente fisiológico. É o partido da boquinha. Não é à toa que está se dando muito bem com o PMDB, o partido do Sarney e do Jader Barbalho.

Anônimo disse...

Veja o que ocorreu na Capital do Rio de janeiro. Na Zona Sul e na Barra ganhou o Serra. A Dilma ganhou na zona Oeste, onde o fisiologismo prevalece.

Roberto Torres disse...

Ok anonimos, estao dispostos a debater? Ou seja: levar em consideracao o que o outro fala.

O que é fisiologismo? Pela que voces escrevem é toda vez que as pobres (ou os "menos desenvolvidos") orientam suas escolhas de acordo com as satisfacao de seus interesses a longo prazo. Veja que Dilma nao prometeu salário de 600 reais, nem outras coisas desse tipo como fez o Serra.

A questao é: qual é o argumento que voce tem que justifique dizer que este voto que voce chama de fisiológico é "pior" do que o da Zona Sul e da Barra?

O único argumento, que talvez voce nao possa defender é que os eleitores das classes populares de Dilma sao piores, que valem menos. Ou seja, o mesmo argumento usado pela estudande de direito contra os nordestinos.

Espero que voce tenha argumentos e nao fique repetindos os lugares-comuns contra o PT. Poxa, a aleicao já passou, seu candidato nao ganhou. Dá uma relaxada e debata conosco. Ficar 4 anos repetindo o mantra do Reinaldo Azevedo vai te cansar, a nao ser que voce seja parente do M.B.

Fabrício Maciel disse...

engraçado... é curioso que os supostos críticos do 'fisiologismo' não mostrem sua 'fisionomia' aqui no debate.

Anônimo disse...

Diz o Aurélio:

FISIOLOGISMO:

1. Atitude ou prática (de políticos, funcionários públicos, etc.) caracterizada pela busca de ganhos ou vantagens pessoais, em lugar de ter em vista o interesse público.

O PT, assim como o PMDB, Garotinho, Sarney, Jader Barbalho, vivem desta prática. Ou não?

Roberto Torres disse...

O PT foi o partido que até hoje melhor representou e colocou em pauta o interesse da maioria do nosso povo. Nada mais próximo do interesse público do que incluir os excluídos.

Agora juntar um monte de políticos num só rótulo, trazer uma definicao do Aurélio como contribuicao para um debate é subestimar nao só a inteligencia alheia como (talvez) a sua própria.

Eu só preciso de observar um fato empírico para jogar na lona sua definicao aureliana: ninguém, nenhum político, nehum funcionário deixa de agir em nome de seu interesse pessoal quando se orienta e é premidado por se orientar no sentido do bem comum. Nao se trata de uma lógica do isso ou aquilo, mas sim de uma relacao possível de reforco mútuo, na qual o "interesse geral" precisa estar conectado com o "interesse pessoal".

É por isso que Lula, o mais louvado e reconhecido presidente do Brasil, ao mesmo tempo em age em nome do interesse pessoal (ser reconhecido em sua carreira política com todas consequencias que isso traz) atende ao bem comum.

Essa coisa de ficar condenando o interesse é muito infantil rapaz.

Claudio Kezen disse...

Isso tem um nome: ignorância pura e simples. O Brasil se formou como nação à partir do Nordeste. No Nordeste com seus engenhos de açúcar se assentaram de forma definitiva os primeiros brasileiros.

PS: Roberto, eu não bebo chá.

Anônimo disse...

Taí, mais uma vez. Os petistas, quando não têm argumentos,da forma que melhor lhes convierem, deturpam os fatos e atá mesmo o sentido das palavras, caso necessário.

Ou seja, até o expresso sentido de uma palavra num dicicionário pode ser alterado na tentativa de se negar o óbio.

Vai fdizer que o Sarney apoiou a Dilma pelos seus belos olhos? E o PT aceitou de muito bom grado por quê? É fisiolologismo puro, interesse mútuo por essa prática que rende votos, muitos votos, quanto maior for a parcela da população desinformada e necessitada.

E o PMDB já está cobrando a conta.

Roberto Torres disse...

Oi Claudio,

o que voce quis dizer com isso?

George Gomes Coutinho disse...

Senhores,

Para aumentar o debate. Campos dos Goytacazes tem algo nos arredores de 40 mil famílias no cadastro único do governo federal (o Cadúnico é o cadastro dos agrupamentos socialmente vulnerabilizados que participam de algum programa social).

Todavia o Serra venceu em Campos.

A lógica do "atraso" que se aplica ao nordeste se aplica aqui? Mesmo com resultados diametralmente opostos?

Não vou discutir os conteúdos etnocêntricos deste debate....

Claudio Kezen disse...

Esqueci de acrescentar que no Nordeste se assentaram os primeiros brasileiros de origem européia, obviamente.

Roberto Torres disse...

ô Cláuduo, e, além disso tudo, é do Nordeste que veio Lula rs, do revolucionário estado de pernanbuco, o maior líder da esquerda democrática mundial.

Claudio Kezen disse...

Desce do palanque, Roberto... :-)

Roberto Torres disse...

Poxa, eu nao pude subir em nenhum palanque e voce me pede pra descer.

Anônimo disse...

Certamente esses 4 mil voraram na Dilma. Ou seja, sem os benefícios, a Dilma perderia por diferença maior.

Nem comprando votos com o Bolsa família o PT conseguiu ganhar em Campos.

Parabéns Campos!

Anônimo disse...

Certamente que esses 40 mil (quarenta mil) voraram na Dilma. Ou seja, sem os benefícios, a Dilma perderia por diferença maior.

Nem comprando votos com o Bolsa família o PT conseguiu ganhar em Campos.

Parabéns Campos!