terça-feira, 23 de novembro de 2010

Organização de Camelôs em Campos

Fiquei contente ao ver que alguns trabalhadores em Campos tiveram seu local de trabalho melhorado por uma política pública aparentemente boa. Vi hoje uma reportagem no jornal do almoço mostrando que tanto funcionários quanto membros da população se mostram satisfeitos com a mudança de algumas barracas de trechos da Av. Alberto Torres para o novo espaço sob o viaduto.
O espaço ficou bonito e organizado, parece mais limpo e confortável para o trabalho. Não pude acompanhar de perto, mas no geral cabe dizer que este tipo de organização do trabalho, com intervenção direta da prefeitura, é louvável, desde que consiga respeitar a organização prévia dos trabalhadores no espaço físico e social da cidade e que consiga contemplar aqueles que realmente estavam "estabelecidos" na fatia do mercado abarcada pela intervenção pública.
Como se trata de um número pequeno de trabalhadores, não me parece que houve algum problema. Quando se trata de número maior, um problema comum é que sempre surgem "outsiders", pela necessidade de trabalho de grande parte da população, ou por cabide de emprego do poder local, assim como acontece com políticas públicas de outra natureza, como no caso de casas populares.
Quando conduzidas com consideração prévia a organização dos trabalhadores e a suas opiniões, este tipo de política pública é louvável, e cabe dizer que Campos parece um bom exemplo delas, pois nosso famoso camelô Michel Haddad também organizou outrora trabalhadores da mesma natureza. Este tipo de melhora física afeta a condição econômica e moral dos trabalhadores, e é um passo importante para a formalização e garantia das condições de trabalho de pequenos empreendimentos, desde que não funcione de maneira excludente, o que só acontece quando o poder público não analisa previamente o alvo humano de suas intervenções.

Um comentário:

Raphael Souza disse...

Bem, este novo camelô não se mostra tão bom quanto fazem parecer. está situado no meio de um intenso trânsito, em uma área de difícil acesso; em uma região desvalorizada e poluída. Fiquei impressionado em ler que funcionários e membros da população estão satisfeitos com a nova instalação, pois o comentário que tenho ouvido não é este.