quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Adiamento do início do semestre na UFF-Campos

Prezad@s,

Divulgo informações que recebi das professoras Ana Maria da Costa e Isabel Cristina Chaves Lopes. A UFF Campos, onde há expectativa sobre o início dos novos cursos na cidade, também fará o adiamento do seu início de semestre. Notem que na UENF tanto a pós quanto a graduação igualmente aguardam a decisão de um novo calendário para igualmente iniciarem o seu semestre.

As ciências humanas recomendam a análise de qualquer fenômeno ex post facto, vide a famosa e bela metáfora da coruja de Minerva hegeliana. Este é o momento mais adequado e seguro para se fazer um balanço de qualquer fenômeno. Mas, há eficácia de fato nessas medidas adotadas? É possível conter algo que se recusa a atender parâmetros normativos?

E mais.. quando a imprensa divulgará algum quadro comparativo sobre a letalidade de outras doenças igualmente infecto-contagiosas em comparação com a mortandade real provocada pela H1N1? Se não a imprensa... quando as autoridades sanitárias o farão?

Mesmo recomendando a análise ex post facto neste momento me parece que a maneira com que está sendo conduzida esta questão é carregada de equívocos, em que há tanto a disseminação do pânico quanto a desinformação histérica... Afinal, quem constitui o "grupo de risco"? As faculdades privadas, que operam na lógica de proletarização docente, também irão adiar os seus semestres?

De toda forma eis o informe oficial da UFF:


UFF-Campos adia retorno às aulas

O Polo da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Campos, decidiu adiar a volta às aulas, que estava inicialmente marcada para acontecer na próxima segunda-feira, 10 de agosto. A decisão se deve ao surto da nova gripe e foi tomada após ouvir especialistas e autoridades do setor de Vigilância Sanitária do Estado e do Município. Em princípio, as atividades acadêmicas estão suspensas por uma semana, mas, na quarta-feira, dia 12, a direção da universidade realizará nova reunião para avaliar a evolução ou regressão da doença e o possível retorno das aulas no dia 17 de agosto.

A programação inicial com Aula Magna e palestras, elaborada para ser incrementada na semana de 10 a 14 de agosto, a UFFesta de confraternização entre os calouros e a mesa redonda com lideranças do movimento estudantil Nacional e regional, marcadas para os dias 20 e 21 de agosto, assim como as atividades da Uniti, também estão momentaneamente adiadas. Os interessados em acompanhar o desfecho desse processo podem acessar o site da UFF: www.proac.uff.br/campos ou www.uf.br.

Um comentário:

Brand Arenari disse...

Doenca democrática é sempre assim, gera um pânico danado. Mas doenca seletiva, aquelas que só matam pobre, ninguem fala nada, nem no jornal nacional aparece. Eu tb estou impressionado com a irresponsabilidade da imprensa quanto a essa gripe.