terça-feira, 25 de agosto de 2009

Divulgando passos da UFF Campos RJ

Prezad@s,

Divulgo o comunicado oficial sobre a cerimônia de formalização da doação do terreno da antiga Rede Ferroviária Federal para a expansão da Universidade Federal Fluminense em Campos dos Goytacazes RJ. Recebi estas informações da professora Ana Maria da Costa.

O projeto é ambicioso e transparece uma inusitada vocação humanística dada a opção pelos cursos de Ciências Sociais, Geografia, História, Psicologia, Economia e Direito.

Acompanharemos com interesse essa expansão e as comparações com a instalação da UENF serão inevitáveis. Haverá o estranhamento ocorrido tal como com a chegada da UENF? Qual será o direcionamento dos novos cursos? Quais serão as novidades na produção de conhecimento implementadas pela expansão da UFF? A UFF Campos RJ, onde já havia o curso de Serviço Social, obedecerá a tendência contemporânea absolutamente negativa de escolarização do ensino superior? Será um bastião de resistência? Encontrará eco na política local ou será vista como mais um animal exótico por este grupo?

Infelizmente, como já disse em outra ocasião, a boa análise sociológica é usualmente ex-post facto. As respostas virão com o passar dos anos. Até lá acredito firmemente na tendência de produção de uma ainda maior massa crítica em uma cidade em uma crise de hegemonia paradoxalmente entediante no que tange suas tradicionais expressões de poder. Afinal, o velho de fato morreu. E o novo ainda se recusa a nascer.

Eis o texto oficial e, sim, aguardemos exercitando o princípio epistemológico da esperança como defendia Ernest Bloch:

UFF e Patrimônio da União assinam contrato de doação de terreno em Campos dos Goytacazes
24/8/2009

Foi assinado na manhã desta segunda-feira, 24 de agosto, o contrato de doação de um terreno em Campos dos Goytacazes para a expansão dos cursos da UFF no município. O imóvel foi cedido pelo Patrimônio da União à universidade para a realização do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Estavam presentes na solenidade o reitor da UFF, professor Roberto Salles; o vice-reitor, professor Emmanuel Andrade; o diretor do Polo Universitário de Campos, professor José Luís Vianna; a Diretora da Unidade do Polo de Campos, profa. Leda Barros; a secretária da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Marina Esteves; o assessor do SPU/RJ, Jorge Feijó, o deputado federal Chico D'Ângelo (PT–RJ); e a presidente do Diretório Acadêmico Acadêmico Conceição Muniz de Campos, Lara de Oliveira. Presentes ainda, na delegação de Campos, a Coordenadora de Extensão e representante do curso de Serviço Social, profa. Ana Maria Almeida e professores representantes das coordenações dos novos cursos, de Economia, Ciências Sociais e Geografia.

Para o professor Vianna, a ampliação do polo é fruto de muito trabalho e crença no plano de expansão da universidade. "Esta é uma manhã de agradecimentos. A equipe de Campos está trabalhando incessantemente para que esse projeto saia do papel e possamos dar um retorno a toda a comunidade da UFF."

O vice-reitor Emmanuel Andrade frisou que o Polo Universitário de Campos é exemplo de empreendedorismo. Segundo ele, a universidade está dando respostas aos investimentos do Reuni e parabenizou toda a equipe daquela cidade pelo empenho. "Campos é hoje uma das maiores expansões que temos", salientou.

Lara de Oliveira, que representa todos os estudantes da UFF de Campos (naquele local), lembrou que há 40 anos a universidade tem apenas um curso na cidade. Para Lara, a ampliação do polo fará com que a UFF em Campos esteja mais visível e acessível a toda a comunidade.

O trabalho de equipe de Campos dos Goytacazes também foi lembrado pelo reitor Roberto Salles. De acordo com ele, a assinatura do contrato de doação do terreno representa um esforço conjunto de toda a universidade. Roberto Salles salientou que ainda há muito para ser feito em relação à legalização de terrenos da UFF. "Nem todos os nossos terrenos estão com os documentos em dia. E essa é uma questão que quero resolver ainda na minha gestão."

A expansão do polo possibilitará a criação de mais seis cursos na cidade. No segundo semestre de 2009, estarão implantadas as graduações em Ciências Econômicas, Ciências Sociais e Geografia. Os cursos de Direito, História e Psicologia serão abertos no segundo semestre de 2010 (o mesmo ano). O cronograma prevê o início das obras para novembro de 2009, e sua conclusão para setembro de 2010. O terreno, com mais de 38 mil metros quadrados, está localizado na Avenida 15 de Novembro, 483, Centro.



Um comentário:

Anônimo disse...

ATENÇÂO!
Um milhão e duzentos mil para recreção com brinquedos por 12 meses? Cem mil por mês para recreção?
Alguém sabe o que significa isso? Recreação com brinquedos?
É brincadeira! Com inúmeras coisas infinitamente mais importantes e urgentes para serem feitas neste nosso rico pobre minicípio, gasta uma grana desses com recreação? Tenho certeza que até as crianças intenderiam a falta de recreação.
Isso é um descalabro!
Monteiro Lobato.
SECRETARIA MUNICIPLA DE
ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS
ADJUDICAÇÃO DO PREGÃO
Processo no 2.09/3914-4
Licitação: Pregão no 004/2009
Data: 20/08/09
Considerando o procedimento licitatório na modalidade pregão, processo nº
2.09/3914-4, instaurado e processado na forma do Decreto Municipal nº
65/05 e das Leis 10.520/02 e 8.666/93, para contratação de firma especializada
em prestação de serviço de recreação com brinquedos em diversos
locais do Município de Campos dos Goytacazes, inclusive em
áreas carentes e de risco, pelo período 12 meses, o Pregoeiro ADJUHOMOLOGAÇÃO
DICA o objeto à empresa vencedora ALFLA PROMOÇÕES E EVENTOS LTDA, com
valor global de R$ 1.200.000,00(um milhão e duzentos mil reais), conforme
ATA juntada aos autos.
Campos dos Goytacazes, 24 de agosto de 2009.
José Dalton de Souza Pinto Filho
Pregoeiro da FME