quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O que é multiculturalismo?

Fabrício Maciel


Tenho agora a oportunidade de conhecer Berlin, uma das capitais multiculturais do mundo. A cidade é marcada pela presenca de etnias distintas das nativas, dentre elas os arabes, dentre os quais muitos comerciantes. O convivio parece pacifico. O mundo funciona normalmente. Logo me lembrei do recente livro de Richard Sennett, Carne e Pedra, no qual ele analisa dentre outras coisas a realidade da Nova York multicultural, semelhante a nossa Sao Paulo, Cidade do Mexico, Bombaim, e tb Berlin. O autor percebe o multiculturalismo como um traco marcante destas cidades, nas quais o capitalismo funciona atraves de maos etnicas distintas que cada ves mais tem conseguido conviver juntas,
Este parece o mote de nosso tempo, do novo capitalismo, flexivel, no qual pessoas migram todo o tempo em busca da dignidade. a partir disso podemos pensar no que é o multiculturalismo como um todo, como uma marca economica e cultural do mundo moderno. Seu discurso é o do convivio, do acordo, do respeito a toda forma de diferenca e etnia, o que normativamente pode ser muito bom, a partir de qualquer valor moderno. Nenhum governo atualmente pode prescindir deste discurso e de uma pratica semelhante que de fato tem realisado bons acordos internacionais.
Esta é a epoca do presidente negro da nacao mais rica, do presidente nordestino no Brasil, dos nacionalismos latinoamericanos que oferecem pouco perigo a nova ordem mundial, pos bipolar, agora multipolar, na qual uma idéia predominante é que as relacoes e o jogo de poder entre as nacoes tornou se menos hierarquisado e mais dinamico, abrindo margem para o crescimento de nacoes perifericas. É o caso do Brasil. todos os numeros do governo Lula sao recordistas, o que neste aspecto nao deixa duvidas de que sua linha de governo e a melhor. Entretanto, ha algo sobre o qual pouco se reflete no mundo multicultural.
Trata se de uma hierarquia opaca entre nacoes ricas e pobres, esquecida e legitimada pela ideia de multi. tudo hoje e multi. os aparelhos eletronicos sao cada ves mais multi. e as pessoas tb. o drama da classe media mundial, estudado pelo proprio Sennett e por outros, é ter que se adaptar rapidamente as exigencias de qualificacao das empresas, e apresentar espirito de criatividade. ser multi de si mesmo. Entretanto, ha outro drama maior. o de uma rale mundial, multicultural, heretogenea, que agora vem tomando a europa num refluxo historico do capitalismo.
este expurgou ate durante o Welfare State a pobresa e precarisacao para sua periferia, atraves do processo de reestruturacao produtiva, no qual uma nova divisao de trabalho no mundo aperfeicoou a dominacao do Atlantico norte, vigente desde sempre. isso dependeu de uma nova divisao tecnologica, na qual a periferia fica com o trabalho bracal que sustenta o capitalismo mundial. mas o centro tb precisa deste trabalho. hoje muitos imigrantes da periferia se tornam rale no centro. etnia e nacionalidade quase se tornam sinonimo de classe. E o discurso multicultural afirma que esta e a epoca da igualdade na diferenca. Talves seja melhor falar em igualdade formal, com avanco de direitos e diferenca. Ou sera desigualdade na pratica e indiferenca?

Nenhum comentário: