terça-feira, 4 de maio de 2010

Odisséia e Ilsan e as inevitáveis comparações: a atuação na mídia eletrônica

A comparação entre as duas vereadoras é inevitável, eu mesmo já lancei perguntas aqui neste blog sobre isso, também sobre este tema, o Douglas da Matta fez algumas ponderações em seu blog (planície lamacenta). Acredito que isso ocorra porque embora existam muitas diferenças entre elas, as semelhanças também não são poucas, e isso nos leva à comparação. Ambas são mulheres (o que merece destaque na política), ambas entraram na câmara de vereadores com “a bola já rolando”, ambas estavam no grupo político de Mocaiber e Arnaldo o que inclui uma boa relação com a “Folha” e por aí vai.

O Douglas já demonstrou as impressões inicias das relações de ambas em relação ao Pig impresso. Mostrou que logo na primeira entrevista ao Pig, Ilsan quis mostrar-se mais independente. E na mídia eletrônica parece que elas também estão atuando de forma diferente.

Odisséia debutou no mundo dos blogs falando através da rede blog do PIG. Mesmo muito criticada por isso, demorou muito em criar um blog independente. O seu blog inicial não era muito dinâmico, não acompanhava a velocidade de nosso tempo, além de ser evasivo no início, tratava quase que somente de assuntos de cunho nacional, o que lhe rendeu muitas críticas, sendo chamada por nós de vereadora com síndrome de senadora. Começou a falar um pouco mais da realidade local, se atrapalhou numa postagem sobre o caso de Barcellar, tendo que se explicar depois. Enfim, patinou um pouco, cometeu muitos erros.

Depois de um longo tempo, Odisséia criou o seu blog independente. Este ficou bonito, bem arrumado, mas ainda é pouco dinâmico, sem a velocidade necessária na internet. Na verdade o blog dela não é bem um canal de debate com a população, é mais um blog de informes sobre seu mandato, estes também lentos. O blog carece de discurso definido, ou seja, a vereadora não diz a quem vem em seu blog, nem mesmo uma mini-biografia tem lá, quanto mais deixar claro pra quem ela quer fazer política e o que ela pensa da política. O máximo que se pode interpretar ali é que ela se coloca como representante das mulheres.

Ilsan também lançou seu blog, tão bonito quanto o de Odisséia, porém bem mais dinâmico e com muito mais conteúdo. A vereadora Ilsan foi rápida em colar a sua imagem a Dilma, como também a do velho Brizola (No de Odisséia, nem uma fotinha do Lula, o político mais popular do planeta). Enquanto é quase impossível descobrir que Odisséia é uma vereadora do PT, no blog de Ilsan parece que ela é uma militante histórica do PDT, o blog está cheio de símbolos do partido. Só faltava fazer uma montagem dela com Getúlio, para mostrar o quanto ela é uma trabalhista histórica. O Blog da Ilsan, cheio de fotos, trata de temas variados, com dinamismo, e enfoca sua atuação como política em Campos, além de dizer em todas as linhas que quer debater com a população, que o blog é um canal para isso. Enfim, o blog de Ilsan mostra como ela sabe “vender o seu peixe”, independente se ele é podre (o que eu acredito) ou não (e jornal para embrulhar esse peixe não vai faltar, td mundo já sabe pra que serve certos jornais).

Para terminar eu diria que, se apresentássemos o currículo de ambas sem nome para estrangeiros associarem aos blogs delas, acho que poucos acertariam. Muitos achariam que o blog de Ilsan pertence a alguém que é uma militante sindical orgânica de um partido de esquerda, e que o blog de Odisséia pertence a uma mulher de um político local que resolveu fazer política na carona do marido.

18 comentários:

Anônimo disse...

Conclusao obvia: O Blog de Ilsan nao eh tocado por ela !

Quem diria... a Imperatrix como esperanca de oposicao na cidade... estamos perdidos.

Brand Arenari disse...

caro anonimo, O Blog de nenhum político é tocado por ele mesmo, ninguém aqui tem essa ilusao. A conclusao é que nao se pode ser amador em política, apenas isso.
O Texto fala da mportancia da habilidade em se comunicar num mundo cada vez mais importante para a política como é a internet.
Quem tem esperanca que Ilsan pode ser oposicao?

Anônimo disse...

O Brandi, da próxima vez vc desenha! Vai ficar mais fácil.

douglas da mata disse...

É da Mata, DaMatta é o incensasdo antropólogo.

A questão Brand é que o blog se refere a uma agenda política, pelo menos isso seria o desejável.

O mandato de Ilsan, pelo fato da sua atuação com vértice de um dos eixos do garotismo desde 1998 é, portanto, muito mais denso.

Não tenho dúvidas que o mandato de Odisséia começará a refletir aquilo que esperamos que essa possa fazer. A Ana Paula Motta(nossa Aninha)é uma craque.

Mas como disse, não há blog sem conteúdo, e isso a vereadora vai ter que começar a prover.

Acredito que ela o fará a tempo.

Brand Arenari disse...

Já troquei Douglas. Ser confundido com o outra Damatta é sacanagem mesmo.

Brand Arenari disse...

Douglas, fora a falta de conteúdo e definicao, que exigem mais reflexao, nao ter uma foto do Lula, ou da Dilma, nem do PT, é um erro e tanto. E nao dá pra errar neste jogo.

Anônimo disse...

Acabei de fazer tal comparação, muito preocupada pois o blog da Ilsan está mais ágil que o da Odisséia e encontrei sua postagem. Acorda Odisséia!!!

Anônimo disse...

"Ser confundido com o outra Damatta é sacanagem mesmo."

E o blog segue ladeira abaixo...

VP disse...

Meus caros,

Quais os endereços dos blogs em questão?

Abraços,

Brand Arenari disse...

taí Vitor:
http://www.odisseia.net.br/

http://ilsanviana.blogspot.com/

Gustavo Carvalho disse...

Caros membros do Outros Campos, essa "comparação" que tem como parâmetro exclusivo a competência de se promover na rede é muito limitada e pode promover distorções. Da forma como é formulada, pode causar o efeito perverso não previsto de supervalorizar um ator político sem consistência e trajetória significativa (só a "herança" do espólio eleitoral do ex-prefeito de problemática gestão!). A impressão que eu tenho é de que a cobrança por maior "profissionalismo" por parte do mandato da vereadora Odisséia, mesmo sendo fundamental, acaba por perder o foco. O caso é muito mais de falta de estrutura e equipe...
Abç

Brand Arenari disse...

Caro Gustavo, eu nao estou cobrando nada nao, foi só uma constatação. Acho que Ilsan está sendo mais hábil no jogo, só isso. Usa melhor as armas, nada além disso. Uma análise bem simples que eu quis fazer.
Eu concordo com vc que o problema é muito maior que a falta de “profissionalismo”, mas essa é uma outra discussão, a qual eu adoraria participar.
Abraco

douglas da mata disse...

A fala do Gustavo é esclarecedora. Falta equipe e ação, ou seja, falta: Conteúdo.

Sabem todos os militantes políticos, de esquerda ou não, que política se expressa, na maioria das vezes, no campo do imaginário.

A constatação do Brand é inequívoca nesse sentido:
"(...)Para terminar eu diria que, se apresentássemos o currículo de ambas sem nome para estrangeiros associarem aos blogs delas, acho que poucos acertariam. Muitos achariam que o blog de Ilsan pertence a alguém que é uma militante sindical orgânica de um partido de esquerda, e que o blog de Odisséia pertence a uma mulher de um político local que resolveu fazer política na carona do marido."

E se ganhar votos e pressionar a realidade para impor uma agenda política progressista é também fruto dessa capacidade, diríamos que estamos sem mandato.

Um abraço.

douglas da mata disse...

PS: para não aumentar nossa frsutração, nem vou citar o imobilismo frente aos problemas de seu nicho político histórico, como o SEPE e o setor de Educação.

Enfim, aguardemos com esperança, por que o preço da desesperança é muito alto.

Anônimo disse...

Para ajudar no raciocínio. Garotinho criou Arnaldo, que criou Mocaiber, que ajudou a eleger Ilsan e Odisseia, portanto essa mania das duas criticarem o Garotismo é coisa de filhas ingratas....

E nós, oh!

Zé Boquinha

Gustavo G. Lopes disse...

Prezados,

Parece que o blog da vereadora Odisséia também não estava agradando a ela e a sua equipe. Inaugurou o:

http://blogdaodisseia.blogspot.com/

Agora, podem fazer a resenha do novo blog.

douglas da mata disse...

Ué, os camaradas do núcleo estão com algum problema.

Censuram comentários por lá, o que é o direito deles, mas querem "pautar" o blog alheio.

Só pode ser piada. Bom, vai ver eu não entendi, pois não vi graça alguma.

Olha aí Brand, pode fazer a resenha do blog agora, "tá liberado". Rsrs.

Brand Arenari disse...

Gustavo,
já que tá liberado agora, vou falar um pouquinho.
Acho que as críticas que fizemos aqui eram tão óbvias, que talvez, antes de lê-las aqui (num sei deu tempo), foram todas “atendidas”.
Agora tem uma mini-biografia, imagem da Dilma, símbolos do PT, prometendo ser mais dinâmico e próximo da população, até nós do “outros campos” recebemos a divulgacao.Só falta a foto com o Lula, e, o conteúdo com clareza de discurso, mas esse é mais difícil.
Fica a pergunta, o mandato é para quem?

Grande abraço camarada.