quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Apresentando Thiago M. Venâncio

Prezad@s,

Após o debut, creio que é de bom tom apresentar o mais recente membro de nossa equipe: Thiago M. Venâncio.

Venâncio foi convocado justamente por conta de sua especificidade: atua nas chamadas "ciências da natureza", particularmente na biologia e profissionalmente realizando uma interface entre conhecimento avançado na área de informática com pesquisas sobre genoma.

Está concluindo seu pós-doutorado no National Center for Biotechnology Information, National Institutes of Health, EUA. Doutorou-se pela USP. Mas, como todos aqui do blog, fez parte de sua formação, graduação e mestrado, na Universidade Estadual do Norte Fluminense. Seja lá onde for espero que o Darcy esteja curtindo essa gente maluca que assombra o Norte Fluminense. A culpa foi em muito dele.

Assim como alguns de nós aqui do blog (Fabrício Neves, Renato Barreto e eu), Venâncio está ingressando na carreira docente justamente na própria UENF. Por seu olhar ético, não asséptico e engajado foi convidado a estar aqui conosco. Creio que a experiência de Venâncio é fundamental em uma cidade que ainda não investe em C & T, afora inserções e atividades episódicas. Isso a despeito da cidade ser o maior pólo de geração de conhecimento fora da capital e uma dos maiores do país em volume de docentes, discentes, funcionários, infra, etc.. Decididamente Campos não quer ser Campinas. Se quer, me parece que não sabe nem por onde começar...

Esperamos boa e necessária divulgação científica na área de ciências naturais. Até porque as ciências da sociedade estão aqui representadas. Mas, isso não funciona camisa de força. Invarivelmente a produção de conhecimento é livre e Venâncio tem trânsito e aparato para discutir o que lhe aprouver, assim como todos os membros e visitantes colaboradores do blog. De toda forma, sabemos que decisões coletivas são, antes de qualquer coisa e em qualquer área, debates de alto teor político. E Venâncio, longe do estereótipo vazio do "cientista tradicional neutro", sabe deste elemento e tempera suas análises com a disposição do bom e leal combate.

Juro que todos os porres que tomamos na adolescência em Atafona, os tempos de RPG e punk rock, em nada contribuiram para o convite que fiz e Venâncio aceitou.

Por fim, ele me deve umas cervejas. Que jamais esqueça disso!

Bem-vindo!

12 comentários:

douglas da mata disse...

Grande "aquisição"!

Seja bem-vindo Thiago!

Agora não tem mais jeito, "formou"!

Um abraço.

Roberto Torres disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roberto Torres disse...

Seja bem vindo Thiago.

Contamos com voce na reformulacao que precisamos fazer no blog.

um grande abrac

Roberto Torres disse...

Em breve voce talvez divida conosco a suspeita de "petralhas que recebem bolsa de estudo porque defendem o governo". Rs

George Gomes Coutinho disse...

Fantástica essa acusação não acham?

Brand e Roberto recebem bolsas da Petralha Angela Merkel....

Já o Venâncio recebe bolsa daquele governo petralha da américa do norte! Como é o nome daquele negro comunista mesmo? Obama!

Thiago M. Venancio disse...

Obrigado a todos pelas boas vindas. Espero poder contribuir a altura dos colegas que habitam este espaco.

Essa das bolsas eh fantastica mesmo, como bem disse o George. So pra completar, parte da direita diz que o Obama eh muculmano tambem. Essa direita aqui eh bem representada pela Palin, uma das figuras mais bisonhas da politica mundial, mas que infelizmente eh muitissimo popular em varios estados americanos.

Thiago M. Venancio disse...

Ahh sim, valeu ai George pela introducao.

Pode deixar que as cervejas serao pagas em algumas semanas... rs

Brand Arenari disse...

Bem-vindo Thiaguinho, aquele abraco meu irmao. Pra quem nao sabe, estudamos por muito tempo na mesmo turma no colégio.

Paulo Sérgio Ribeiro disse...

Seja bem-vindo, Thiago! Que os bons ventos o tragam e que possamos bebemorar a sua chegada.

Grande abraço.

Thiago M. Venancio disse...

@Brand
E ai cara ! Legal podermos nos reencontrar aqui no Outros Campos. Em breve espero que possamos tomar umas cervejas na "Mesma Campos" em que nos conhecemos...

@Paulo
Valeu pelas boas vindas. Creio que ainda nao nos conhecamos pessoalmente, mas sem duvida "bebemoraremos" em breve...

@Todos
Como ja disse ao George e alguns outros amigos privadamente, eh uma honra poder voltar a UENF, agora como professor. Apesar de a UENF nao ser federal, posso dizer que eu sou um bom exemplo do estimulo do governo federal a C&T. Eu e varios colegas que nos encontramos no exterior e ja usufruimos de bolsas no Brasil, estamos voltando ou planejando voltar para navegar em mares mais calmos na politica de financiamento a pesquisa. Alem do mais, eh uma otima chance de retribuir o investimento governamental em nossas carreiras.

Abracos

Vitor Peixoto disse...

Bem-vindo, Thiago.

Grande abraço,

Vitor Peixoto

Thiago M. Venancio disse...

Valeu, Vitor !
Ja estou comecando a ficar a vontade aqui no blog...
Abracos