segunda-feira, 25 de outubro de 2010

CARTA PARA A POPULAÇÃO DO NORTE/NOROESTE FLUMINENSE

Campos dos Goytacazes, 26 de outubro de 2010

CARTA PARA A POPULAÇÃO DO NORTE/NOROESTE FLUMINENSE

CIDADÃOS E CIDADÃS DAS REGIÕES NORTE E NOROESTE FLUMINENSE

Nós, PROFESSORES E PESQUISADORES que atuamos nas regiões Norte e Noroeste Fluminense, vimos nos dirigir a todos que contribuem para a construção da sociedade brasileira nesta delicada conjuntura eleitoral. Queremos dar nosso testemunho do quanto é importante votar na DILMA PARA PRESIDENTE para garantir e ampliar as conquistas do nosso povo com o Governo Lula.

A razão desta carta é a defesa veemente da continuidade e do necessário aprimoramento dos investimentos na EDUCAÇÃO, na produção de conhecimento, de pesquisa e na formação de profissionais de excelência no Brasil. Este círculo virtuoso tornou-se realidade justamente com a chegada do Partido dos Trabalhadores e de LULA no executivo federal. Há dados oficiais de diferentes origens que podem atestar o que afirmamos.

Muitos de nós acompanhamos “a grande noite” da temerária gestão do senhor Paulo Renato de Souza, ministro da Educação de Fernando Henrique Cardoso. Seja enquanto servidores públicos ou estudantes vivenciamos a situação de precariedade infra-estrutural, a ausência de concursos públicos, a quantidade irrisória de verbas para a produção de pesquisa o que fez com que os docentes daquele período amargassem achatamento salarial e lidassem invariavelmente com sua criatividade e disposição altruísta no ofício científico. Outros tantos aposentaram-se ou simplesmente se demitiram por não considerarem minimamente atraente a permanência na carreira docente durante os anos de gestão de PSDB. Era comum na época a expressão “fuga de cérebros” que representa, de forma trágica, prejuízos financeiros e simbólicos irreparáveis para o nosso país. Nos Governos do PSDB não se construíram Escolas Técnicas nem Universidades Públicas. Para estudar, só pagando. Foi uma política contra os pobres, contra a maioria do povo.
A recuperação e substantiva ampliação da rede federal de ensino, no âmbito técnico e superior, tornou-se prática sistemática somente após o término deste período de trevas, quando, por exemplo, a biblioteca do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ ficou simplesmente fechada por um longo período em virtude da ausência de manutenção.

Por tudo isso, em defesa da qualidade do ensino público gratuito e de qualidade, que não se resume somente a Escolas Técnicas, como demagogicamente aponta oposição, vimos lhes convidar para a reflexão necessária.

Devemos ao Governo Lula e à filosofia de trabalho da candidata DILMA ROUSSEF o aumento das vagas e do acesso dos estudantes das famílias mais pobres tanto ao ensino técnico quanto ao ensino superior gratuitos. Além disso, contamos com o futuro GOVERNO DILMA para continuar as políticas de EMPREGO E RENDA que aumentaram enormemente o emprego, a quantidade de trabalhadores com carteira assinada, o salário mínimo e a política de assistência, com o Bolsa Família, o PRONAF, além de muitos outros. A continuidade dessas políticas é fundamental para que os jovens das famílias mais pobres possam se dedicar totalmente ao estudo e à formação profissional e PARA QUE TODOS OS BRASILEIROS TENHAM UM FUTURO MELHOR.

VOTAREMOS, NESTE ESPÍRITO, NA CANDIDATA DILMA ROUSSEF DO PARTIDO DOS TRABALHADORES, NA CERTEZA DE QUE SÓ DILMA PODERÁ GARANTIR A CONTINUIDADE DA INCLUSÃO DE TODOS OS BRASILEIROS NOS DIREITOS DE CIDADANIA.

Votarão 13 no dia 31 de outubro:

Prof. Ana Maria Almeida da Costa UFF-Universidade Federal Fluminense

Artur Dalla Cypreste, Mestrando do PPGSP - Programa de Pós Graduação em Sociologia Política da UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Betina I. Terra Azevedo Arenari - Professora Instituto Federal Fluminense e mestra em Biotecnologia pela UENF

Brand Arenari - Doutorando em sociologia na Universidade Humboldt Berlim-Alemanha


Carla Inês Soares Praxedes - Doutoranda em Higiene Veterinária e Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal (UFF) e Professora do Instituto Federal Fluminense (IFF)

Prof. Carlos Eugênio Soares de Lemos, Professor Adjunto de Teoria Social e Coordenador da Universidade da Terceira Idade - UFF- Pólo Universitário de Campos dos Goytacazes

Daniel Pinheiro Caetano Damasceno – Bacharel em Ciência da Educação - UENF (2006) Mestre em Sociologia Política - UENF (2009) e Doutorando em Sociologia Política – UENF

Fabrício Maciel, doutorando em ciências sociais na UFJF e na H S Freiburg, Alemanha. Professor da especialização em políticas públicas e gestão social da UFJF.


Francisca Caroline Rangel de Avila Mestranda em Sociologia Política - UENF - Bacharel em Ciências Sociais - UENF - Bacharelanda em Direito - UCAM


Prof. George Gomes Coutinho – Professor Assistente de Sociologia UFF- Pólo Universitário de Campos dos Goytacazes e Doutorando em Sociologia Política UENF

Gerson Tavares do Carmo - Professor Institutos Superiores de Ensino do CENSA / Professor do Programa de Licenciatura PARFOR-Uenf / Recém Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Uenf

Prof. Guilherme Vieira Dias - Professor de Geografia do Instituto
Federal Fluminense (IFF) e da rede estadual de ensino.

Prof. Halisson dos Santos Paes - Professor da Universidade Cândido Mendes e do ISECENSA - Instituto de Ensino Superior do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora.

Prof. José Luis Vianna da Cruz – Diretor do Polo Universitário da UFF em Campos dos Goytacazes

José Henrique Mendes Crizostomo - Sociólogo e mestrando em Sociologia Política pela UENF

Lorena Rodrigues Tavares de Freitas Graduação em Ciências Sociais (UENF) Mestrado em Ciências Sociais (UFJF) Doutoranda em Sociologia Política (UENF)

Prof. Maycon Bezerra de Almeida - professor de Sociologia do Instituto
Federal Fluminense

Manuela Vieira Blanc, doutoranda PPGSP/UENF

Marcus Cardoso da Silva Mestrando Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política UENF

Paula Aparecida Martins Borges Bastos - Doutora em Medicina Veterinária - IF Fluminense - campus Bom Jesus do Itabapoana.

Paulo Sérgio Ribeiro da Silva Jr. Sociólogo e Mestre em Políticas Sociais (UENF). Doutorando em Sociologia (UNESP-Araraquara


Renan Lubanco Assis – Licenciado em História pela Uniflu (Campos, RJ) (2007) e Mestrando em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf).

Rafael Pinheiro Caetano Damasceno - Doutorando em Sociologia Política – UENF

Prof. Roberto Moraes – Instituto Federal Fluminense (IFF)

Roberto Dutra Torres Junior - Doutorando em Sociologia pela Humboldt Universität zu Berlin

Prof. Rodrigo Anido Lira - Professor da Universidade Candido Mendes

Prof. Rodrigo Rosselini Julio Rodrigues - Professor do Instituto Federal Fluminense

Sana Gimenes Alvarenga Domingues - Mestre pelo PPGSP/UENF

Suelen Salih Teixeira - Engenheira Metalúrgica pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), mestranda em engenharia mecância na Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita (UNESP)


Prof. Dr. Thiago Motta Venancio - Pós-doutorando do National Institutes of Health (EUA) até 25/11/2010 e Professor Associado do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) - UENF a partir de 27/11/2010

Viviane Aparecida Siqueira Lopes - Professor-Assistente da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Walter Luiz Brasil Medeioros, prof.IFF - Campos -RJ. Doutor em Química Orgânica

Yolanda Gaffrée Ribeiro. Mestranda em Sociologia Política - UENF

18 comentários:

Fabrício Maciel disse...

Fabrício Maciel, doutorando em ciências sociais na UFJF e na H S Freiburg, Alemanha.

Professor da especialização em políticas públicas e gestão social da UFJF.

ASSINADO.

Anônimo disse...

Walter Luiz Brasil Medeioros, prof.IFF - Campos -RJ. Doutor em Química Orgânica.

Anônimo disse...

Quanta gente, teoricamente bem informadas, que são condescendentes com a prática de se impor dificuldades para vender facilidades na Casa Civil da Presidência da República!

Ou ninguém está sabendo dos esquemas executados pela Erenice na Casa Civil?

Não vale mais dizer que é mentira da revista Veja. A própria Erenice confirmou na Polícia Federal que realizou encontros denunciados.

Realmente, espantoso, vergonhoso!!!

Esse é o tipo de educador dos nossos filhos?

Anônimo disse...

Ou vão diser que a Erenice "errou"/

Os petistas, o Lula, a Dilma (claro, não çpoderia deixar de ser igual ao padrinho), quando os comapanheiros são pegos em flagrante delito, ou seja, cometendo crimes, começam a dizer que o "fulano errou". Numa tentativa de minimizar a situação, para não dizer que o "cumpanheiro" é um criminoso.

Roberto Torres disse...

O caso Erenice está sendo investigado. Nao consigo compreender como voces defensores da moralidade ilibada ignoram os problemas do PSDB em SP: Rodoanel, Metro.

Por favor, pelo bem de todos, vejam que o jargao de voces está gasto, sem plausibilidade. Se nao fizerem um mínimo de esforco para olhar o "próprio rabo" é dentro de casa que a educacao de seus filhos já vai estar comprometida. Depois só restar dizer que a culpa é dos petistas.

Roberto Torres disse...

Ah, e ainda postam como anonimos! Bem ao estilo da campanha clandestina serrista pela web. Eu, por exemplo, quando tento o contraditório em blogs que seguem a pauta da campanha de serra, como o do analista da justica eleitoral Marcelo Bessa, assumo minha identidade. Por que voces nao fazem o mesmo?

disse...

Suelen Salih Teixeira - Engenheira Metalúrgica pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), mestranda em engenharia mecância na Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita (UNESP).

George Gomes Coutinho disse...

Anônimo,

Supondo que saiba ler....

Atenha-se ao conteúdo do post.

Proselitismo e esquizofrenia aqui não serão mais toleradas.

Mr Gayrrisson disse...

Prezado Anônimo,

Escândalos na política são como fogos de artifício, chamam a atenção, causam comoção, mas são incapazes de nos apontar um rumo para seguir.

Vivemos um governo de homens, que terá, inevitavelmente, todas as vicissitudes destes. Se algum dia pudéssemos eleger anjos, quem sabe. Mas, já que estes não se candidatam, o que nos resta é votar em seres humanos, tão falíveis quanto qualquer um de nós.

Isto não significa que possamos “naturalizar” o problema, sendo coniventes com ele.

Mas de uma coisa estou certo, nossas instituições tem, gradualmente, amadurecido e tais desvios cada vez mais tem sido objeto de punição. Observando os dados do TSE (http://oglobo.globo.com/pais/mat/2007/10/04/298003467.asp), bem como o estudo publicado pelo Ministério Público Federal e elaborado por um conjunto de entes da sociedade civil ( http://www.prpa.mpf.gov.br/institucional/prpa/campanhas/politicoscassadosdossie.pdf ) vamos notar, que entre os anos de 2000 e 2007 quase 700 mandatos foram cassados. Temos avançado no combate à corrupção.

O partido que teve mais políticos cassados no período foi o DEM (69), seguido do PMDB (66) e do PSDB (58).

Ao contrário do que alguns veículos de imprensa gostam de enfatizar, chamando o PT de “Petralha”, “polvo” entre outros nomes carinhosos, este partido só teve 10 políticos cassados no mesmo período, ocupando a nona posição.

Só partidos nanicos como o PV, PHS, tem um número menor de políticos cassados.
Então, não deixa de ser irônico que a campanha do José Serra o apresente como um paladino da moralidade, quando, mesmo sem atentar para as recentes denúncias, a colisão PSDB/DEM é o grupo político que mais teve mandatos cassados por corrupção.

Mr Gayrrisson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mr Gayrrisson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
George Gomes Coutinho disse...

Anônimo,

A carta fala em políticas sociais, educacionais e de ciência e tecnologia.

O conteúdo ofensivo de seus comentários em nada discute os pontos acima, de avanços dos últimos 08 anos em relação aos 08 anos pretéritos.

Recomendo que você cure sua obsessão, talvez até sexual, com a Erenice em uma terapia. Corrupção é caso de polícia e a mesma está sendo suficientemente investigada.


Inclusive entre seus posts, que orgulhosamente apaguei, estava o comentário de seu desejo pilhador de conseguir uma "boquinha" em uma universidade pública. Mal sabe, em seu pobre imaginário, que há concursos públicos. Todos os professores que assinam o documento passaram por um exaustivo processo de avaliação para educar seus filhos. Não somos apadrinhados e no Estado o mérito tem sido incentivado desde o início do governo Lula mediante justamente concursos públicos. Você só consegue interpretar o Estado como um bando de ladrões prontos para assaltar o erário.. Leitura simplesmente anti-republicana em essência!!! E você vem me falar em república????

No momento em que você abrir os olhos e tiver a honradez de assinar seus comentários, e se eles tiverem conexão realmente com o post.. e ainda compreender que a corrupção é um traço da cultura política encontrada em diversos atores políticos e que a mesma precisa ser enfrentada por uma via policial/criminal e na busca pela invenção de uma nova cultura política...

Se você tivesse o mínimo de capacidade para compreender que a política é um reflexo direto da sociedade... Que os quadros que irão compor todos os governos são oriundos da mesma sociedade em que eu e você vivemos... Entenderá que práticas que pilhagem do Estado para fins particulares são LEGÍTIMAS para o cidadão mediano. A corrupção está na sociedade, não está isoladamente na Casa Civil.


Até lá seus comentários moralistas, de forte conteúdo neolacerdista, são somente um arrazoado maniqueísta de idiotices moralóides que você simplesmente vive a papagaiar irrefletidamente.

Anônimo disse...

Então tá. Você empregaria em sua casa uma empregada doméstica com um passado de roubo em empregos anteriores?

Ou vc apenas entenderia que seria um caso de polícia e a empregaria normalmente?

Vamos escolher o Presidente da nação. Não se pode correr o risco de colocar lá uma pessoa com passado de práticas desonestas.

A questão da boquinha vc sabe muito bem foi uma ironia. Pois todos sabem que o PT é o partido da boquinha, sinecuras mil estão sendo distribuídas para apadrinhados e "cumpanheiros". Só não enxerga quem não quer ver.

Roberto Torres disse...

Na boa gente, é um absurdo perdermos tempo em discutir com um merda que se esconde no anonimato.

Anônimo disse...

A censura reina neste blog. Só poderiam ser petistas mesmo, adeptos do modus operandi do Zé Dirceu.

Anônimo disse...

Pois é.

Por que será que a Dilma é a candidata do Collor, do Sarney, do Calheiros, do Jader Barbalho (este o Lula, literalmente, beijou as mãos!, num comício, para todos verem), do Cabral?

Enfim é o candidato do PMDB!!

Roberto Torres disse...

Será que esses anonimos sao as meninas que o Serra encarregou de arrumar 15 votos cada?

George Gomes Coutinho disse...

Roberto,

Prefiro não responder.

Esse imbecil é o típico eleitor que representa a classe média conservadora.

Se recusa a reconhecer Paulo Preto, processos de licitação viciosos no Estado de SP (vide o metrô).. Na gestão PSDB: escândalo da Pasta Rosa, Ilhas Cayman, o Mendonça de Barros e a privataria, a compra de votos no congresso nacional pelo senhor FHC para garantir a emenda da reeleição...

A diferença é que nos defendemos investigações. O governo deles defende que os processos sejam simplesmente engavetados, na mais pura demonstração de cinismo.

Além de ser um frouxo e prosseguir se escondendo no anonimato.

Decididamente discutir com um imbecil deste quilate é urrar no deserto.

Por fim, o idiota sequer sabe que a esmagadora maioria dos que aqui estão sequer tem filiação partidária...