terça-feira, 19 de outubro de 2010

Detalhes sobre o telemarketing do mal

Por Rodrigo Viana

http://www.escrevinhador.com.br/

Enquanto alguns no PT comemoram o Vox Populi, Serra já contra-ataca.

Vamos deixar claro: essa é a eleição dos movimentos subterrâneos, não captados pelas pesquisas. No primeiro turno, o PT acreditou nas “qualis” e na “eleição decidida”. Os boatos moveram a montanha e levaram Serra (com a mãozinha verde de Marina) para o segundo turno.

Agora, as pesquisas refletem o bom momento de Dilma, que mudou a pauta semana passada (trouxe à tona Paulo Preto, privatizações e a onda de baixarias).

Só que já há uma nova onda, que pode ter reflexos nas pesquisas da semana que vem: é o terrorismo difuso! Ele vem na forma de panfletos (distribuídos de porta em porta nas áreas mais pobres do Nordeste), com afirmações maldosas sobre a vida sexual de Dilma; e vem , também, na forma de um gigantesco esquema de telemarketing.

No Escrevinhador, já noticiei esse fato aqui.

De ontem, pra hoje, recebi – via twitter e também no blog - dezenas de mensagens de pessoas que receberam ligações. É o telemarketing das sombras em ação.

Alguns exemplos:

- PaulaBeiro @rvianna Hj ligaram aqui para casa (Goiânia) com gravação contra Dilma.

- @Eleitor_2010 Eu achava q o tal telefonema do PSDB falando da Dilma era lenda! Olha o número aí! Acabei d atender: http://twitpic.com/2z1b89

Porto Alegre parece ter sido a cidade mais bombardeada, nas últimas 24 horas.

Vários leitores (alguns pedem sigilo) informam ter recebido a ligação de um outro número, de São Paulo: (11) 3511-1700. Liguei para lá. Uma mensagem informa que o o telefone “está programado pelo assinante para não receber ligações”.

Com ajuda do tuiteiro “páginadois”, descobrimos o nome da empresa que está autorizada pela Anatel a prestar esse tipo de serviço. A empresa fica no bairro do Paraíso, em São Paulo. Levantamos todos os dados: endereço, sócios etc. Preservamos o nome da empresa porque – aparentemente – é apenas uma prestadora de serviço.

Pode ter sido contratada para dar suporte à central de telemarketing – mas sem responsabilidade pelo conteúdo. Basta à campanha de Dilma acionar a PF e o MPE, para saber quem contratou a empresa. É algo que pode ser feito rapidamente.

O que pode ser feito também: quem receber a ligação deve tentar gravá-la. Várias secretárias eletrônicas têm esse serviço!

Há mais números de telefone, e nomes de outras empresas de telefonia. Marco Aurelio Weissheimer, do RS Urgente, também está investigando o assunto.

Mas a campanha do terror difuso não se restringe ao telemarketing.

- Há os panfletos religiosos (alguns apreendidos, mas milhares de outros sendo produzidos e estocados). Estamos checando nesse momento a denúncia de uma outra gráfica com panfletos contra Dilma.

São apenas alguns exemplos do que será a campanha até dia 31. Quem acredita em eleição já definida não conhece o “Coiso”. Botou na cabeça que deve ser o próximo presidente. Se tiver que criar um clima de conflagração pra isso, vai criar!

Pode-se esperar qualquer coisa até o dia da eleição.

9 comentários:

Herval Guimarães disse...

Como contraponto Veja..

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/a-grande-mentira-do-petismo-ou-peca-desculpas-jose-eduardo-cardozo/


http://coturnonoturno.blogspot.com/

Sds

Herval Guimarães

George Gomes Coutinho disse...

Caro senhor Herval Guimarães,

Suponho que mesmo alguém de extrema direita tenha alguma capacidade de ler e interpretar textos. Me parece que não é o caso do senhor, na medida em que considera "coturnadas" algum tipo de expressão legítima de linguagem, conforme li em seu blog.

O texto postado não responde ou discute, em momento algum, a prática de terrorismo por telemarketing. Denuncia que Brand repercurtiu do blog do Azenha.

Inclusive o inarticulado Reinaldo Azevedo sequer discute, de forma razoável, o caso da confecção de panfletos com conteúdo difamatório, algo que na sua cabeça de milico é algo legítimo. Em verdade gente da sua estirpe considera rupturas institucionais, fechamento do Congresso, dentre outras amenidades, práticas defensáveis e legítimas. Desculpe, não estamos mais em 1968.

Sua adesão apenas depõe contra a campanha do PSDB. Orgulhosamente lhe digo que estamos em lados opostos. Gente da qualidade do senhor é a própria negação de qualquer tipo de social democracia. Embora que o próprio PSDB o faça em sua prática partidária.

Anônimo disse...

OMG*!
Herval, que coisa horrenda esse blog, o tal de coturno...

Definitivamente, coisa de gente que, ultrapassados mais de 20 anos, ainda não tem "Loção" de que estamos na democracia...


*Oh My God

Roberto Torres disse...

Meu Deus, nunca achei que tivéssemos que lidar com esse tipo de gente, da extrema-direita. Mas tenho já opiniao formada sobre isso: é melhor deixar esse povo falar as asneiras que quiserem, mantê-los sobre os olhares do público do que permitir que facam "bagunca" em privado.

Mais que da nojo, isso dá!

Brand Arenari disse...

Galera sem demonizacoes, mesmo usando símbolos da extrema direita e do fascismo (como é os "coturnos" ainda mais "noturnos" o que se associa a sombrio) desde que apresente argumentos é bem-vindo ao blog. Embora nao toleraremos aqui qualquer fala racista ou preconceituosa de qualquer genero.

Herval, eu nao considero Reinaldo Azevedo, nem sequer gasto meu tempo em lê-lo. Acho ele um profeta do ódio, sem qualquer compromisso na construcao de uma nacao solidária e mais harmonica e justa, o compromisso dele é com o ódio.
Como eu tenho lá minhas "surperticoes" religiosas, evito estes tipos de leitura, tem medo de me contaminar com "energias" tao ruins.

Saudacoes.

Brand Arenari disse...

Voltando ao debate, como muito bem propos o George, eu continuo me perguntando: terá algum limite este senhor José Serra?

Roberto Torres disse...

Ele nao tem nenhum limite. Ontem, na entrevista no JN, ao levantar novamente a questao do aborto, ele disse que o PNDH 3 previa, com a descriminalizacao, que seria criminoso quem fosse contra o aborto. É uma canalha!

Corvo disse...

George colocou um ponto:

"O texto postado não responde ou discute, em momento algum, a prática de terrorismo por telemarketing. Denuncia que Brand repercurtiu do blog do Azenha."

Justamente, citar assuntos nao relacionados, principalmente aqueles polemicos eh uma tatica usada deliberadamente para confundir, desviar o assunto do debate e criar rupturas nas comunidades virtuais, blogs e salas de bate papo.

Brand Arenari disse...

Bem colocado corvo. Por isso destaquei a fala do George.