domingo, 17 de maio de 2009

Estado & Mercado em defesa da Sociedade Campista

Recentemente, o ministro de assuntos estrategicos Mangabeira Unger, tem reforcado suas propostas, ja esbocadas em textos como seu livro O que a esquerda deve propor, no sentido de uma atuacao do Estado rearticulando na medida do possivel a estrutura do mercado. Dentre outras coisas, isto significa melhorar a infra-estrutura para a atuacao de empresas, bem como facilitar o potencial criativo de determinados mercados locais, com o fomento diversificado a pequenas e medias empresas. No Nordeste, exemplo sempre trazido pelo ministro, ha pequenos mercados produtivos de inventividade local, nos quais o Estado pode atuar, esta e uma das propostas, no sentido de nao impor de cima para baixo a forma de trabalho e seus mecanismos, mas sim de fomentar iniciativas ja presentes no mercado.
Como podemos pensar o Estado tambem em nivel local, uma de suas estrategias deve ser facilitar o fluxo do mercado pela administracao do espaco. Digo isso pensando em certas coisas curiosas que ocorrem em Campos. Por exemplo, a tal fabrica de sucos, totalmente isolada, tem dificil acesso para os trabalhadores e se fosse mais proxima a area urbana poderia mobilizar mercados perifericos em seu entorno. Ha sempre alguem que monta um restaurante proximo por exemplo, o que gera algum emprego. Este tipo de planejamento deve ser assumido pela prefeitura. Certamente o espaco dentro do perimetro urbano e raro e tais decisoes sempre envolvem interesses que muitas vezes contrariam a logica administrativa e sao particularistas. No entanto, faz parte da responsabilidade da administracao publica este tipo de planejamento que oferece potencial de rearticulacao do mercado e de suas possibilidades de desenvolvimento. E algo que esta ao alcance quando se tem administracao seria com planejamento de medio prazo, mas que inicia logo em curto prazo.
Fabricio Maciel

3 comentários:

Fabrício Maciel disse...

Cara Débora, nao havia nenhum comentário seu anterior aqui. Mangabeira é um filósofo e homem público pensando em intervenções práticas para a sociedade brasileira. Não vejo nada utópico ou divinizador em seu trabalho. um abraço

Anônimo disse...

Cuidado galera, essa Debóra é um disfarce daquele “EXU TRANCA-BLOG” que andava solta por aí! Se liga!

George Gomes Coutinho disse...

Prezado anônimo,

Obrigado pelo alerta. O tal exu está exorcizado nesse espaço... afinal, promessa é dívida.