domingo, 12 de julho de 2009

Virada Cultural Solidária em Campos RJ

Prezad@s,

Tomando emprestado o vídeo no site dos colegas urgentistas eu venho divulgar a "Virada Cultural Solidária" de Campos dos Goytacazes. Não se trata exatamente de um evento com 24 horas de duração, como estamos acostumados a ver nas "Viradas Culturais", mas, certamente trata-se de uma novidade. Primeiramente a motivação para o evento é mais do que nobre. Luiz Ribeiro, líder da banda campista "Avyadores do Brasil", invariavelmente conhecida pelos fãs do gênero em Campos e região, encontra-se em estado delicado de saúde. Portanto o que for arrecadado será revertido em prol da recuperação de Luiz.

Outro ponto que faz esta virada cultural ser oportuna: hoje é o dia internacional do rock. Certamente, como aqui em Campos, teremos outras comemorações ao redor desta expressão da música moderna e popular por todo o mundo.

Por fim, para os curiosos e todos aqueles que pensam sobre a dinâmica da cultura, vale muito a pena conhecer as pessoas que há muito atuam como divulgadores desta faceta da música popular em terras Goytacá. O rock provavelmente se tornou um dos maiores exemplos de instituições modernas que se tornam "amalgamadas" com outras expressões culturais particulares. Nascido nos países centrais, particularmente moldado nos países de lingua inglesa, por sua estrutura relativamente simples, este tipo de música tornou-se afeito às particularidades locais tanto em termos estético-expressivos quanto emprestou seu vigor para narrar as misérias autóctones. Particularmente no Brasil o rock se mistura com o forró, gera o "samba-rock", lustra e cospe no status quo.. e em Campos há igualmente suas especificidades. Até hoje considero interessante o número de jovens de classe baixíssima, vizinhos dos "subcidadãos", que aderiram às facetas mais "extremas" do gênero (death metal, grindcore, black metal e adjacências). Da mesma forma que em algum momento o blues eletrificado tornou-se parte da "cultura legítima" servindo como adorno cultural por parte de uma elite econômica em busca de hegemonia.

Assim, por curiosidade etnográfica, pela demonstração de solidariedade ou mesmo pelo mais simples e genuino desejo de ouvir a tríade guitarra-baixo-bateria, ora, vale muito a pena ir hoje no Shopping Estrada.




Domingo (12/07) a partir das 15h.*

Segunda-feira, a partir das 20h.
Local: Shopping Estrada


Blog IN Rock, Blues, MPB, Reggae, Teatro, Poesia & Baratos Afins
Homenagem ao Avyador do Rock Luizz Ribeiro

Maratona musical com a participação dos músicos:
Lolô, Cris Dalana, França, Álvaro Manhães, Ângelo Nani, Bia Reis, Nelsinho Meméia (Blues Band Vidro), Reubes Pess Band, Evolução das Espécie, Adriana Medeiros, Grupo de teatro Nós na Rua (São João da Barra), Lene Moraes, Renato Arpoador, Leo Navarro, Dalton Freire, Artur Gomes, Fernando Guru, Harlem Pinheiro, Matheus Nicolau, Betinho Assad, Tribalion, Wellington Cordeiro, Adriano Lopes, entre outros.

* Informações e vídeo descaradamente retirados do blog dos camaradas urgentistas: http://urgente.blogspot.com/

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi
gostaria de convidá-lo para participar do meu blog:camadegatogoytaca.blogspot.com
Conto com sua participação.
Um abraço