sábado, 28 de novembro de 2009

I Colóquio da Uenf em Educação Básica


Se você é professor ou professora da rede pública e deseja se informar em detalhes sobre o Plano Nacional de Formação de Professores (ParFor), que oferece cursos superiores de licenciatura em instituições públicas, a Uenf está criando a oportunidade ideal para tirar todas as suas dúvidas. Será realizado em 30/11, no Centro de Convenções da Universidade, o I Colóquio da Uenf em Educação Básica. Além de massificar informações sobre o Plano do MEC para qualificar os professores, o Colóquio vai discutir a educação superior a distância com professores do Norte e do Noroeste Fluminense.


O Colóquio começa às 9h e terá, entre outras, a presença da professora Maria Izabel Azevedo Noronha, presidente da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e membro do Conselho Nacional de Educação - Câmara de Educação Básica. O tema geral é o seguinte: 'Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica e a Educação a Distância: apontando as perspectivas para o Norte/Noroeste Fluminense'. O evento pretende motivar os professores do ensino básico e informá-los sobre os caminhos para acessar a formação de que necessitam, além de promover o conhecimento e adesão dos docentes da Uenf ao programa de educação a distância.

O primeiro item da programação será a abertura oficial, com a presença do reitor da Uenf, Almy Junior, e de representantes de outras instituições públicas que aderiram ao ParFor, o programa de qualificação de professores lançado pelo MEC. Também está prevista, a confirmar, a participação de representante da Secretaria de Estado de Educação. A mesa terá ainda a pró-reitora de Graduação da Uenf, Lílian Bahia; e o coordenador do curso de Biologia a distância pelo Cederj na Uenf, Milton Kanashiro.

Em seguida, às 9h30, a professora Maria Izabel Azevedo Noronha, da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, vai abordar aspectos do ParFor. Está prevista a presença de representantes das Secretarias de Educação do Estado e do Município de Campos, que deverão explicar como se dá a seleção dos professores que se candidatam às vagas e o encaminhamento destes nomes às universidades ou institutos participantes do programa. O público poderá fazer perguntas e esclarecer suas dúvidas.

A partir das 13h30, os participantes do Colóquio assistem a duas palestras: 'Apresentação da plataforma Moodle', com Daniel Salvador (Consórcio Cederj); e 'Produção de material didático para educação a distância (EAD)', com Cristiane Brasileiro (Cederj). Paralelamente, a partir das 14h, haverá uma oficina sobre a Plataforma Freire (ambiente da internet onde os professores se candidatam às vagas abertas pelas universidades) dirigida especificamente a representantes das secretarias de Educação dos Municípios e das Coordenadorias Estaduais. A oficina será ministrada por técnico da Capes, o órgão do MEC responsável pela elaboração e gestão desta política pública.

Às 15h10, todos se reencontram na mesa-redonda 'Educação a distância; uma modalidade que veio para ficar?'. Com a moderação do professor Milton Kanashiro, a mesa reunirá as professoras Ana Beatriz Garcia, docente da Uenf e diretora acadêmica do Cederj; e Rosana Giacomini, coordenadora do curso de Química a distância pelo Cederj na Uenf e participantes do Consórcio Cederj. O encerramento será às 17h.

Nenhum comentário: