quinta-feira, 15 de julho de 2010

José Serra, o Neo-UDNista

Rodrigo Vianna

Carlos Lacerda era o líder da UDN – o partido anti-trabalhista no pré-64. Também conhecido como “O Corvo”, era uma ave de mau-agouro. Foi um dos civis a implorar pelo golpe militar .

A turma de Lacerda costumava usar a expressão “república sindicalista”, para apavorar a classe média e para tirar votos de Vargas, Jango e Brizola.

Atacar governo trabalhista usando essa expressão é como atacar gays usando a expressão “pederasta”. Nos anos 60, era ofensivo. Hoje, chega a ser cômico – mas ajuda a identificar o grau de conservadorismo de quem utiliza a expressão. É algo mofado, ultrapassado… É como chamar vocalista de “crooner”.

Serra resolveu utilizar a tal expressão – “repúbica sindicalista” – para atacar Lula. Virou um fantasma de Carlos Lacerda.

Lacerda era dono de jornal. Serra não precisa, tem todos com ele. Lacerda tinha sido comunista na juventude. Serra não chegou a tanto, mas flertou com a esquerda e subiu no palanque de Jango em 64. Lacerda parecia acreditar no que dizia. Já Serra parece uma sombra a vagar atrás de um discurso…

Quem escreve sobre isso é o Leandro Fortes, no “Brasília, eu vi” – http://brasiliaeuvi.wordpress.com/.

Um comentário:

Roberto Torres disse...

A estratégia discursiva embutida nesta idéia é criminalizar o PT e o governo Lula.

A perseguicao unilateral da mídia contra Lula e Dima, incitando canalhas da procuradoria-eleitoral a dizer sobre a possibilidade de impugnacao, faz parte desta estratégia discursiva, na verdade a única que a oposicao tem. A tal da Sandra nao lei lá o que tá lá prontinha para ouvir os reclames da mídia, para pedir abertura de processo pelo lancamento do trem-bala, mas ela nao se interessa em saber do que acontece em Sao Paulo, onde o governador atual cita Serra em tudo que faz. Como Globo, Estadao, e FSP nao mostram, nao interessa para ela. Pelo jeito nao tem ninguem mais interessado em acreditar na "imparcialidade da mídia" do que parte significativa de nosso mandarinato jurídico.

Quem sabe ela nao pega os editoriais e acrescentar como prova?