segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Serra ia mesmo entregar o pré-sal, confirma WikLeaks

Para os que achavam que o tema do pré-sal foi puro oportunismo da Dilma contra o Serra leiam essa:

Acho muito digno do Aécio Neves pretender defender o programa de privatizacoes de FH em seu projeto de refundar o PSDB. Resta saber se também defenderá os conchavos com pretolíferas norte-americanas.

Petroleiras americanas eram contra novas regras para pré-sal

PUBLICIDADE


DE BRASÍLIA

Wikileaks

As petroleiras americanas não queriam a mudança no marco de exploração de petróleo no pré-sal que o governo aprovou no Congresso, e uma delas ouviu do então pré-candidato favorito à Presidência, José Serra (PSDB), a promessa de que a regra seria alterada caso ele vencesse.

É isso que mostra telegrama diplomático dos EUA de dezembro de 2009 obtido pelo site WikiLeaks (www.wikileaks.ch). A organização teve acesso a milhares de despachos. AFolha e outras seis publicações têm acesso antecipado à divulgação no site do WikiLeaks.

"Deixa esses caras [do PT] fazerem o que eles quiserem. As rodadas de licitações não vão acontecer, e aí nós vamos mostrar a todos que o modelo antigo funcionava... E nós mudaremos de volta", disse Serra a Patricia Pradal, diretora de Desenvolvimento de Negócios e Relações com o Governo da petroleira norte-americana Chevron, segundo relato do telegrama.

O despacho relata a frustração das petrolíferas com a falta de empenho da oposição em tentar derrubar a proposta do governo brasileiro.

O texto diz que Serra se opõe ao projeto, mas não tem "senso de urgência". Questionado sobre o que as petroleiras fariam nesse meio tempo, Serra respondeu, sempre segundo o relato: "Vocês vão e voltam".

A executiva da Chevron relatou a conversa com Serra ao representante de economia do consulado dos EUA no Rio. O cônsul Dennis Hearne repassou as informações no despacho "A indústria do petróleo conseguirá derrubar a lei do pré-sal?".

O governo alterou o modelo de exploração _que desde 1997 era baseado em concessões--, obrigando a partilha da produção das novas reservas. A Petrobras tem de ser parceira em todos os consórcios de exploração e é operadora exclusiva dos campos. A regra foi aprovada na Câmara este mês.

A *Folha*teve acesso a seis telegramas do consulado dos EUA no Rio sobre a descoberta da reserva de petróleo, obtidos pelo WikiLeaks.

Datados entre janeiro de 2008 e dezembro de 2009, mostram a preocupação da diplomacia dos EUA com as novas regras. O crescente papel da Petrobras como "operadora chefe" também é relatado com preocupação.

O consultado também avaliava, em 15 de abril de 2008, que as descobertas de petróleo e o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) poderiam "turbinar" a candidatura de Dilma Rousseff, então ministra da Casa Civil.

O consulado cita que o Brasil se tornará um "player" importante no mercado de energia internacional.

Em outro telegrama, de 27 de agosto de 2009, a executiva da Chevron comenta que uma nova estatal deve ser criada para gerir a nova reserva porque "o PMDB precisa de uma companhia".

Texto de 30 de junho de 2008 diz que a reativação da Quarta Frota da Marinha dos EUA, na época da descoberta do pré-sal, causou reação nacionalista. A frota é destinada a agir no Atlântico Sul, área de influência brasileira.

3 comentários:

Mr Gayrrisson disse...

WikiLeaks não trouxe, em rigor, nenhuma novidade. Mas teve o enorme mérito de desmascarar a hipocrisia contida no discurso conservador "mainstream", e isso é ótimo!

Eis mais um exemplo, no fundo, todos sabiam que o modelo desejado por Serra era o modelo de exploração criado por FHC, que foi rompido por Lula com relação ao Pré-Sal.

O modelo que os "Ex/Pró/Neo-liberais gostam é o que facilita a vida das petrolíferas estrangeiras...

Viva Lula!

Roberto Torres disse...

Pois é Mr Gayrrisson. No geral também acho que o Wikleaks nao trouxe novidades. Nem gosto de endossar o sentimento anti-americano que muitos se sentem mais legitimados para alimentar depois das recentes publicacoes.

Mas no caso dessa ai do Serra eu confesso que até eu estava na ingenuidade. Ele disse em público concordar com o novo marco regulatório e sustentou depois, dizendo que Dilma estava apenas fazendo jogada eleitoral. Eu nao achava que ele estivesse tao diretamente ligado a um acordo de facilitar a vida dos gringos, com o modelo que, segundo ele, "funciona melhor". Funciona melhor para que e para quem cara pálida (e careca)?

Anônimo disse...

E quem disse que o regime de partilha é melhor do que o de concessão?!

O pré-sal foi descoberto com o regime de concessão.

O regime de partilha propicia muita corrupção. Isso sim! Essa é a verdadeira intenção do PT! Criar um grandessíssimo cartório, a área do petróleo. Muita corrupção!

E aí? Vão censurar essa também?

Fazia muito tempo que eu não escrevia aqui, pois fui censurado diversas vezes, com a retirada das mensagens, por dizer a verdade.

Vamos ver agora ...