quarta-feira, 28 de abril de 2010

O PT-Campos e o “Garotismo”: o porquê de o PT rodar, rodar e parar no mesmo lugar


Parte 1 – Introdução

Todos nós que temos debatido na blogsfera campista temos sempre associado as práticas políticas engendradas nestes últimos vinte anos à uma diversidade de fenômenos, que parece ter uma cara um pouco definida. Falamos da “prefeiturização das relações”, do clientelismo barato que se instaura como única linguagem política visível, da compra de votos, da virulência vingativa associada a uma fanfarrice juvenil na fala dos políticos, da cooptação de setores dos movimentos sociais, do uso de contratados como arma política, entre tantas outras. Essa percepção, que não é só minha, mas sim dos debatedores de nossa rede blog, é por nós chamada de “garotismo”. Com isso queremos por um lado denunciar uma falsa oposição, como também demonstrar que esse jeito de fazer política transcende a figura pessoal de Garotinho, impregnando toda a política local.

Desse modo, podemos dizer que, o “garotismo” tem impacto em toda a política, ou melhor, a ascensão de Garotinho, como o maior fenômeno político da região, “moldou” por assim dizer, todas as esferas da política, mesmo aquelas que não são suas “criaturas” diretas.

A maneira mais clara que todos nós vemos isso é na relação entre Garotinho e seus “filhos” políticos. Antigos aliados rompem com seu pai político e se tornam seus desafetos, porém, sem com isso apresentar algo de novo, de diferente. O Caso mais exemplar é o de Arnaldo Viana, embora nós podemos lembrar de outros como Sérgio Mendes, Fernando Leite etc. Há também aqueles que não são seus “filhos” diretos, mas agem como se fossem. Não o conheço bem, mas me parece que Barcelar é o melhor exemplo disso. Quer combater Garotinho tentando imitá-lo (consciente ou inconscientemente) ao extremo, tanto na fala quanto nas práticas políticas.

No entanto, há também aqueles que não são seus “filhos” diretos, nem buscam o imitar indiretamente, mas tem todos os seus movimentos políticos (ou quase todos) subjugados ao “garotismo”. A esse aspecto deste fenômeno nos referimos ao PT-Campos. Um partido que, nestes vinte anos de “garotismo”, roda, roda, ensaia mudanças, mas continua no mesmo lugar político, ocupando praticamente a mesma função política. E de certa forma é um partido integrado à lógica política do “garotismo”. A nosso ver os últimos movimentos políticos do partido só confirmam esta tendência. É esta relação e o resultado dela, ou seja, o fracasso do PT em se tornar uma alternativa para Campos, que pretendemos desenvolver nesta análise.
Continua. . .
Por Brand Arenari e Roberto Torres

5 comentários:

Gustavo G. Lopes disse...

Prezados Brand e Roberto,

O PT-Campos necessita da provocação e do debate para romper com a inércia e poder se levar a sério para construir alguma alternativa. Por enquanto, tem sido fraseologia que ainda não ganhou substância real.

O PT Campos se fragilizou muito nos últimos anos com as alianças realizadas e a completa ausência de visão estratégica. Hoje, existe uma ainda tímida manifestação de recomposição com grupos militantes que se desagregaram. O Núcleo Lenilson Chaves tem buscado colaborar com esta consolidação interna para podermos sinalizar para fora do partido que há alguma possibilidade de interlocução com setores da sociedade desejosos de mudança.

Saúdo a disposição para o debate e já estou na expectativa da continuação.

Um abraço

Brand Arenari disse...

Também estamos ansiosos para este debate com vcs da rede blog.
Espero que seja uma oportunidade e tanta para aprendermos mais sobre nossa política.
Em breve publicaremos a segunda parte.
E valeu pela atencao.
Um abraco

Anônimo disse...

Vejo como muito tênue, a curto prazo, qualquer movimento de mudanças significativas no PT em Campos.
O presidente-marido da vereadora está mais preocupado em acompanhar de perto as atividades dela do que qualquer outra iniciativa no sentido de romper com o "garotismo",o grande câncer e suas metástases!

douglas da mata disse...

Infelizmente, Brand,

Os gestos públicos de figuras que detêm a institucionalidade do Partido, como a vereadora e seu presidente, apontam em sentido contrário, por todos os motivos que já mencionamos.

Assim, nossa esperança vai se esvaindo.

Refém de meio de comunicação, ausência dos movimentos sociais, e quando discute com eles, privilegia a parte conservadora, como é o caso da audiência pública sobre os royalties, onde nenhuma entidade da sociedade civil sem vínculo patronal foi ouvida. Ali estavam firjan, acic, etc e etc, enquanto os trabalhadores, servidores públicos, assistiam.

O de sempre. O de sempre.

O esforço do Núcleo LC é louvável, porém insuficiente.

Anônimo disse...

Nós concursados esperamos que o executivo aceite, e prorrogue o prazo do concurso, e que convoque os mesmos para ocupar as vagas dos RETs, o governo não tem como esconder esse fato dos RETs, afinal na “fila” dos concursados existem professores municipais querendo sua segunda matrícula que é um direito protegido pela nossa lei maior, e os professores que estão fazendo esses RETs tb tem parentes, conhecidos que estão aguardando a convocação e tão todos sabem que existem esses RTEs em vagas reis, CHEGA ISSO É UMA VERGONHA!!!!! chega de manobras para bular os direitos, chega de contratos, chega de DAS, esse governo é uma vergonha!!!! TODOS OS CONCURSADOS ACREDITAVAM QUE A PREFEITA POR SER UMA “PROFESSORA” IRIA OLHAR PARA A EDUCAÇÃO E SER JUSTA NESSE GOVERNO DE TRANSPARÊNCIA E CONVOCAR OS CONCURSADOS, MAS FOI UM EQUÍVOCO, AFINAL ELA DEMOSTRA COM ESSE ATO QUE ELA NÃO RESPEITA A DEMOCRACIA O CONCURSO PÚBLICO E USA COMO DESCULPA A FALTA DE VERBA???? CHEGA DE MENTIRAS !!!!!

Vou ser sincera acho que ela não vai respeitar nem a unanimidade da casa de leis, porque ela não respeita as leis, ela faz as leis, que beneficiam seu governo, seus interesses….

A prefeita nem se quer teve a preocupação em falar sobre o assunto, mas ela será lembrada nas eleições sobre esse assunto!!!! afinal não deixaremos isso passar em branco!!!! levantaremos a bandeira da ROSINHA CONTRA CONCURSADOS DA EDUCAÇÃO!!! PRIMEIRO GOVERNO EM CAMPOS QUE NÃO PRORROGA UM CONCURSO PÚBLICO E NEM CONVOCA!!!!!!