sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Quem matou Odete Roithman? : a busca continua

Dando seqüência ao proveitoso debate que tivemos, trago aqui alguns dados e considerações a mais sobre esta questão que nos persegue: Quem votou em Odete Roithman?

Adianto aos leitores que, as tabelas abaixo não podem ser consideradas de valor científico, estão muito aquém do rigor e reflexão necessária pra tal objetivo, certamente contém erros, desde cálculos (porque o calculista é um dos “ases da matemática”, risos), como também na seleção dos grupos, os quais exigiram maiores reflexões e melhores conhecimentos da geografia de Campos. Enfim, é uma tarefa para especialista da área, coisa que nem de longe sou. Mesmo assim, acredito que estes dados, mesmo sendo produto de um esforço inicial e amador, podem ser de grande valia para as análises que estamos fazendo em conjunto com a comunidade blogueira. Conto também com a contribuição dos leitores atentos para corrigirmos os possíveis e prováveis erros.

Escolhi montar três grupos distintos de bairros, um com bairros tidos como da classe média, outro com alguns bairros de Guarus, e um terceiro com bairros e distritos da baixada. Há muitos outros dados significativos em Campos, mas por ora apresento estes que ilustram três desempenhos diferentes da candidata.

Quanto às tabelas abaixo, o que mais nos saltam os olhos, é uma provável comprovação da suspeita da maioria dos leitores e comentadores, ou seja, os votos de Odete se concentram mais nos setores médios da sociedade. Embora tenha ela obtido votos em todo o município, é muito significativo o seu desempenho nos bairros onde se concentram a chamada classe média. Se separássemos as análises por local de votação, essas diferenças aparecem mais nítidas ainda. Um exemplo disso é que locais como os colégios Liceu, Laura de Vicunha e Auxiliadora a média de Odete fica entorno de 23% dos votos válidos, acima da média de 19,1% que é do centro, bairro ao qual pertencem esses locais de votação.

A análise dos grupos 1 e 2 estão abertas para nossas especulações, não estou seguro, mas parece que Odete teve um melhor desempenho nos bairros em que se tem uma maior renda dentro destes grupos, como no caso do Jardim Carioca no “Grupo 1” e Goitacazes no “Grupo 2”. Mas não sei ao certo os dados de renda destes bairros, são apenas hipóteses vagas. No caso de Farol, a distância do centro da cidade pode ser um empecilho a uma campanha com poucos recursos, como foi a de Odete.

Enfim, muitas ainda são as perguntas a serem respondidas e elaboradas, sigamos em frente.

Nenhum comentário: