terça-feira, 3 de junho de 2008

Chega de Palhaçada


O blog “Outros Campos” divulga o convite, e apóia a iniciativa dos blogueiros de Campos, que se reunirão mais uma vez neste dia 7 de junho, 10h, no largo da imprensa (calçadão), para mais um “chega de palhaçada”.
Pretende-se com esse ato dar seguimento as manifestações que reivindicam um caminho genuinamente alternativo para Campos, em que o modelo político representado por Garotinho, Arnaldo Vianna e Mocaiber não imperem mais em nossa cidade. Isso quer dizer que rejeitamos também aqueles que apoiaram estes governos e hoje querem posar de alternativa. Mas é importante não se limitar a nomes.
E aproveitamos para incitar também os setores organizados de estudantes e trabalhadores de nosso município que não foram cooptados pelo grande sistema da clientela. Ressaltando que a presença destes é importante para reforçar a natureza política madura do ato. Para não corrermos o risco que este ato seja interpretado apenas como um “choramingo” de insatisfeitos e despolitizados, onde não se tem uma clara proposição política, como são as passeatas de madames em Copacabana contra a violência, ou o movimento “cansei” das “Hebes Camargos” paulistas.
O blog “outros campos” acredita que o “chega de palhaçada” vem para materializar o desejo político da sociedade campista de dar novos rumos para nossa cidade, que certamente perpassam pelas idéias e opiniões políticas que vem sendo debatidas na rede de blogs. Assim também como um recado para os diretórios partidários, para que estes buscam caminhos genuinamente alternativos, como é o desejo de nossa sociedade.
Nestes momentos de crise, em que dizem que “as velhas alianças precisam ser retomadas”, o blog “outros campos” apóia a iniciativa e, ao mesmo tempo, aponta a necessidade do movimento abraçar causas que não se resumem ao “fora esse e aquele”. Há de ser propositivo. Nos blogs já surgiram propostas que coadunam com o espírito do movimento, como modelos de transparência administrativa e de governo eletrônico, por exemplo.
Outro fator que julgamos de suma importância é o abandono da autodenominação APARTIDÁRIO. Movimento político que se pretende sério e eficiente não pode cair nas armadilhas do senso comum voluntarista que negam os partidos políticos. Em vez dessa postura infantil propomos o esforço de se resgatar uma discussão que seja SUPRAPARTIDÁRIA. Dito de outra, acima dos partidos, mas sempre com partidos!
Por fim, não há de se cobrar do movimento uma postura para além de suas capacidades. Os dirigentes partidários não podem esperar que movimentos como esses resolvam questões intrapartidárias. Não cabe esperar do “Chega de Palhaçada” aquilo que não se pretende ser – um partido político. Cabe sim cobrar responsabilidade dos dirigentes partidários, apontar caminhos, ser propositivo, influenciar a caminhada. Mas que fique claro que as responsabilidades das decisões partidárias são de seus executores, aqueles que controlam os partidos.
Sigamos em frente!

4 comentários:

Vitor Menezes disse...

Perfeito! Disse tudo o que eu gostaria de dizer sobre o Chega de Palhaçada, mas não sabia como! Abração!

Roberto Torres disse...

Apoiado palavra por palavra.

George Gomes Coutinho disse...

Idem idem Roberto.

Fabrício Maciel disse...

òtima a proposta do Suprapartidário, pois neste momento ainda não podemos abdicar dos mecanismos formais da democracia, mas sim ousar propor e praticar novos conteúdos morais e ideológicos para seu funcionamento. Felizmente estou em Campos neste momento e aparecerei por lá para representar o blog e a mim mesmo, claro!