quinta-feira, 2 de abril de 2009

Reedição - Minima Moralia - Theodor Adorno

Vale a nota. A "Azougue Editorial" relança o texto "Minima Moralia" de Theodor W. Adorno. Trata-se de uma nova tradução do irônico texto do autor alemão acerca do cotidiano e vida no capitalismo maduro.

Possivelmente é uma resposta ácida ao texto "Magna Moralia" de Aristóteles...

Altamente recomendável. O texto estava fora de catálogo há um bom tempo em nosso país por razões inacessíveis dado que é um texto fundamental da teoria crítica elaborada no século XX.

3 comentários:

bill disse...

A edição anterior era da Ática. Começa assim sua dedicatória:

"A triste ciência, da qual ofereço algo a meu amigo, refere-se a um domínio que em tempos imemoriais era tido como próprio da filosofia, mas que desde a transformação desta em método ficou à mercê da desatenção intelectual, da arbitrariedade sentenciosa, e, por fim, caiu em esquecimento: a doutrina da vida reta."

Para os tempos atuais, tal coisa, de fato, é imemorial...

Gustavo Carvalho disse...

O mal-estar de Adorno nos EUA só é comparável ao de Brecht, "convidado" a depor no circo mccarthista. Aliás, tenho a impressão de que o "método" cínico/irônico usado por Brecht para escapar da sanha paranóide anti-comunista teria respaldo no estilo do Mínima Moralia.

George Gomes Coutinho disse...

Olá Gustavo,

Neste campo recomendaria, caso já não conheça é claro, os "Diários de Trabalho" de Brecht que cobrem o período de exílio (talvez até espiritual) do dramaturgo alemão entre os yankees.. É de chorar, as vezes até de gargalhar, com a insatisfação de Brecht com o ambiente americano...

Mas, pelo que entendi Brecht e Adorno por vezes trocavam acusações e ironias mútuas.. Nada tão grave quanto na relação Benjamin e Brecht...