segunda-feira, 20 de outubro de 2008
Cine Clube Villa Maria - Parte II
Prezad@s,
Divulgo aqui a importante iniciativa do Gustavo Olviedo, do "Caido em Campos" (ver link na lista de blogs recomendados), onde ele preparou uma segunda rodada do "Cine Clube Villa Maria". Reproduzo texto do curador do Cine Clube:
"A partir deste sábado começaremos o ciclo chamado 'filmes ao redor de uma mesa' (ver mais abaixo os detalhes). E começaremos com um filme que para os sociólogos e historiadores pode ser muito interessante pois trata acerca do Positivismo Jurídico forçado ao extremo: O filme Conspiração, de Frank Pierson.
Na sua crítica do filme 'A Queda – As últimas horas de Hitler', Isabela Boscov, editora da revista Veja, falou o seguinte:
'...Um dos melhores filmes sobre Adolf Hitler é aquele em que ele não aparece – Conspiração, do diretor americano Frank Pierson, sobre a Conferência de Wannsee, na qual se discutiu a implementação da "solução final", o eufemismo para o extermínio dos judeus. Sentados à volta de uma mesa, numa mansão isolada no campo, Kenneth Branagh e outros grandes atores debatem durante horas atalhos jurídicos, questões semânticas e problemas técnicos (por exemplo, a capacidade de incineração dos fornos versus o número de cadáveres a ser produzido a cada dia). Alguns dos presentes se dão conta da enormidade do que está em pauta, mas para a maioria o tema da reunião não passa de um emaranhado burocrático a ser desnovelado ao gosto do seu dirigente. As pessoas que estão em volta dessa mesa não são os fracassados que Hitler alçou à condição de super-homens, como Himmler, Goebbels e Martin Bormann. São advogados, médicos, historiadores, administradores. Que eles se abanquem para elaborar um estatuto do assassinato em escala industrial de seres humanos faz com que o espectador sinta o chão fugir-lhe dos pés. Que domínio é esse que aquele homúnculo com um bigode ridículo tinha sobre homens mais inteligentes do que ele, é a primeira pergunta que se faz. A seguinte é se qualquer homem ou mulher, de qualquer época, poderia então consentir num pacto semelhante...'
O filme não está editado em dvd no Brasil, portanto se trata de uma oportunidade única de assistir esta peça.
Gustavo Alejandro Oviedo
Se entendemos que um filme é ação e movimento, pensar numa história que se desenvolve ao redor de uma mesa ou numa sala pode parecer, a principio, a coisa mais chata do mundo para assistir. Em 1948, Alfred demonstrou com Festim Diabólico (The Rope) que a essência cinematográfica não se define apenas pela variedade de locações. Ou seja, um história que transcorre num único ambiente não é (necessariamente) teatro filmado. Estes exemplos evidenciam que a habilidade narrativa consiste em justamente em manter o espectador atento e interessado com grandes diálogos, bom ritmo e atores brilhantes.
Sábado 25 Outubro
Conspiração (Frank Pierson, 2001)
Um documento achado em Berlim por investigadores norte-americanos sobre o holocausto nazista foi o ponto de partida para este emocionante filme. Em 1942, um grupo de hierarcas alemães se reúnem para definir “A Solução Final”, o extermínio em massa de milhões de judeus nos territórios conquistados. A discussão que se estabelece entre os protagonistas que estão tratando um assunto tão macabro mantém o espectador atento graças ao desempenho dos atores. Com Kenneth Brannagh e Stanley Tucci.
Sábado 1 Novembro
12 Homens e uma Sentença ( 1956, Sidney Lumet)
Clássico indiscutido. Um grupo de jurados deve decidir entre a morte ou a liberdade de um acusado de assassinato. Um interessantíssimo estudo de personagens liderados pelo grande trabalho de Henry Fonda.
Sábado 8 Novembro
12:08 A Leste de Bucareste (Corneliu Porumboiu, 2006)
Comedia Romena premiada em Cannes. Neste seu primeiro filme o diretor demonstra uma capacidade narrativa notável: no décimo aniversário da revolução que derrocou o ditador Caseauscu, um programa de debates na TV de uma pequena cidade a leste da capital quer saber: eles participaram ou não do movimento?
Na Casa de Cultura Villa Maria - Sábados 16:30h"
O cinema tem esse poder de reunir elementos que impulsionam a auto-compreensão e a reflexividade humana. Portanto ajuda em muito a oxigenar a nossa carcomida esfera pública.
Participem e divulguem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário