quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Eleições para todos


Como compreender as complexas regras do nosso sistema eleitoral? Como as cadeiras são distribuídas entres os partidos e candidatos? Como são realizadas as pesquisas de opinião? Quais as conseqüências dos votos brancos e nulos? Essas são perguntas comuns que todo cientista político tem que responder em épocas de eleições.
A boa notícia é que podemos contar com as explicações simples e diretas do professor Jairo Nicolau. Com um vocabulário acessível e uma didática invejável, o Blog traz assuntos curiosos sobre eleições, e também elucida várias questões embaraçosas.

http://veja.abril.com.br/politica/blogs/eleicoes-2008/

Jairo sempre teve como preocupação a formação de seus alunos, por isso escreveu livros introdutórios ao sistema político-eleitoral – que hoje são adotados em quase todos os cursos de graduação de Ciências Sociais. Aqueles que estão com intenção de entender mais profundamente o sistema político brasileiro podem começar com três livros de formação:

1) Sistemas Eleitorais (5°Edição). Rio de Janeiro, FGV Editora, 2004.
2) História do Voto no Brasil. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2002.
3) Multipartidarismo e Democracia: Um estudo sobre o Sobre o sistema Partidário Brasileiro (1985-94). Rio de Janeiro, FGV Editora, 1996

Para os já iniciados e demais curiosos, o professor mantém uma página com seus textos acadêmicos e bancos de dados eleitorais. Lá se pode encontrar, por exemplo, os resultados eleitorais do período entre 46-64, bem como os relativos ao período após a redemocratização.

http://jaironicolau.iuperj.br/banco2004.html

O ministério dos acadêmicos adverte: Partidos e Eleições podem causar dependência aguda. Se iniciados com bons livros, os danos podem ser irreversíveis.

Nenhum comentário: