terça-feira, 21 de outubro de 2008

Revista Nossa UENF - Nº 4 - Especial 15 anos da UENF


Prezad@s,

É praxe divulgar nesse espaço a Revista Nossa UENF, preparada pela sempre competente Ascom (Assessoria de Comunicação) da instituição. Todavia este é um número especial na medida em que uma das 15 melhores universidades brasileiras completa seus quinze anos. Desta feita cabe demarcar que é uma edição que comemora, nada mais e nada menos, a nossa instituição "debutante".

Diria que é um privilégio acompanhar esta data se pensarmos que, por exemplo, muitas instituições universtárias importantes do mundo já tem mais séculos de existência do que o Brasil tem de "descoberto". Mais interessante ainda é saber que estamos ajudando a construir esta mesma universidade e, cada qual do Outros Campos, lutou em diferentes momentos por ela.

Enfim... Temos muito o que comemorar. Campistas e não campistas.

Aqui (basta clicar) você pode ter acesso a este número da Revista.

Lembro apenas que e edição em "papel" de fato ainda será lançada.

Boa leitura!

9 comentários:

Roberto Torres disse...

George, com certeza todos desse Blog nutrem uma relacao afetiva muito enorme com a Uenf. No meu caso, foi a experiencia onde minha vida deu uma guinada decisiva, onde encontrei o ambiente adequado que um jovem inseguro naquela época precisava para tomar decesioes acertadas que iriam repercutir para toda a vida. A experiencia inigualável de aprendizado humano e intelectual que tivemos sem dúvida se reflete no blog. Acho que, para cientistas sociais, ter a Uenf como experiencia inicial foi um privilégio enorme. Faco votos que continue assim.

Thiago M. Venancio disse...

Olá pessoal,

Eu não sou um cientista social, mas também tenho imenso carinho pela nossa UENF, onde fiz graduação e mestrado (Biologia).

Já estou fora de Campos há 5 anos e pretendo num futuro próximo retornar, para de alguma maneira retribuir uma parte de tudo que a Universidade me ofereceu.

Abraços.

Roberto Torres disse...

Claro Thiago, nao precisa ser nem cientista de nada para ter afeto. Eu so falei de uma experiencia particular com a Universidade, entre outras tao ou mais importantes. Que pena que a Uenf ainda esteja longe de encontrar muito afeto fora dos muros em Campos. Que pena que nao tenha se criado um vínculo de orgulho dela com a cidade, como eu percebo que existe, por exemplo, em Juiz de Fora, cidade onde morei por 1 ano e meio. Mas isso ainda pode ocorrer.... de resto, valei lembrr que foi muito importante o autoritarismo de Darcy Ribeiro para nao deixar que a Uenf fosse a soma da elite professoral e universitária da cidade, na época da construcao da Uni.

Anônimo disse...

Concordo contigo. Eu me expressei mal quando disse o "não sou cientista social, mas...". Na verdade o "mas" foi no sentido de concordar com você.

Infelizmente a UENF não encontra muito carinho nem mesmo em Campos. Acredito que isto se deva a características muito peculiares de nossa população, que não costuma valorizar o conhecimento.

Uma coisa que certamente falta à UENF é o maior intercâmbio de pesquisadores com instituições de outras cidades e países. Mas isso é assunto para outra hora...

Abraços.

Thiago M. Venancio disse...

Foi mal, postei como anônimo acima.

bill disse...

Li A REVISTA E ME EMOCIONA VER A AUTONOMIA CONQUISTADA como um ponto da evolução da UENF.

Parabéns pelos 15 anos!

Anne Petit disse...

Roberto!
Se torna claro através dos posts do blog, que a formação oferecida pela UENF é sólida, e formadora de opiniões. Tenho certeza que assim como a UENF tem participação na construção do conhecimento de cada aluno, os alunos formam um dos pilares da instituição também, agregando valor a partir do estudo, da busca constante de informação , da observação de mundo e da atitude crítica. Está muito interessante a edição dos "15 anos" e penso que esse resultado positivo também faz de vocês (alunos, ex-alunos, e muitos agora docentes) merecedores do reconhecimento.
Parabéns!
Anne - POA- RS - Muito além dos muros de Campos.

Roberto Torres disse...

Muito obrigado Anne!

João Siqueira disse...

Realmente Roberto, a vinda da UENF para Campos foi o grande paradigma da educação universitária em Campos. Ela transformou a vida de muita gente, inclusive a minha, como pode ver na segunda página em "Exemplo de Vida". Acredito que há muito ainda o que fazer, principalmente em aproximar mais a sociedade campista desse mundo universitário que é de excelência e é nosso. Abraços.