sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Reflexões Natalinas, ou o Calendário do Advento do blog “Outros Campos”

O calendário do advento, ou “Adventskalander” no seu termo original em alemão, é uma tradição cristã surgida na Alemanha. Como o termo advento significa chegada, o calendário de advento é um preparatório para a chegada, como se refere ao natal, é um preparatório para a chegada do Cristo. O sentido desta liturgia é a intensificação do espírito natalino, é o lembrar constante que se vivencia um período diferente do ano; especial, mágico ou mais precisamente, sagrado. Como nos diz o sociólogo da religião N. Bellah, a essência do sagrado é tudo aquilo que nós depositamos uma imensa carga emocional, a sacralidade deste período se refere à atividade de refletir sobre as mais profundas escolhas emocionais de nossa existência. E essa reflexão se dá a luz do cristianismo.

Em virtude disso, o blog “outros campos” trará para seus leitores um “Adventskalender” a sua maneira. Nos dias que seguirão até o Natal, traremos textos de amigos nossos (sociólogos, teólogos, filósofos e outros), produzidos exclusivamente para o calendário do advento de nosso blog. A temática dos textos girará entorno do título “O Cristianismo e o Pensar”. Textos sobre Kierkegaard, Charles Taylor, Heidegger, teologia da libertação entre outros, farão parte desta jornada.

Com isso, esperamos contribuir na construção de um genuíno calendário de advento para nossos leitores e também nós mesmos, mesmo que nem todos sejam cristãos. O calendário do advento, embora sendo um patrimônio do cristianismo, se abre a todos que queiram fazer deste período um tempo de reflexão profunda sobre suas escolhas pessoais e coletivas. Esses são os votos de um Feliz Natal do blog “outros campos”.

Nenhum comentário: