terça-feira, 15 de abril de 2008

Notícias do mundo de cá: as comemorações do “maio de 68” em Berlim



Por Brand Arenari

Entre os dias dois e quatro de Maio, o partido Die Linke (A esquerda) organizará em Berlim uma série de comemorações pelos quarenta anos do “maio de 68”. A programação contará com debates, workshops e mostra de filmes. A lembrança de momentos gloriosos de luta social é importante tanto para não se perder a memória, quanto também, para estabelecer laços afetivos com a história, laços estes que impulsionam o desejo de tornar nosso mundo um lugar melhor para viver. No entanto, no caso de comemorações deste tipo, corre-se sempre o risco de tornar esses eventos em mero culto ao passado, num saudosismo romântico em que análise final é tão somente o desejo de se voltar ao passado. O outro risco também é que esses encontros sejam apenas o palco daquilo que o filósofo Charles Taylor chamou de saídas fácies para se enquadrar no expressivismo moderno, sendo assim, somente uma oferta de um estilo de vida para jovens que buscam uma identidade neste nosso mundo. Aguardamos desejosos que, para além das lembranças de uma geração gloriosa, teçam-se também análises sobre os dilemas de nosso mundo atual, mundo este que em muito difere daquele de maio de 1968.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Brand penso que uma questão central dessas comemorações é refletir sobre o legado de 68. Ou seja, o que os movimentos daquele ano mudaram o mundo e em que medida serviram de modelo para os dias atuais. Há um interessante debate sobre essa questão em curso.
Um abraço

Brand Arenari disse...

Caro anônimo, primeiramente muito obrigado pelo comentário. Concordo com vc que essas reflexões também são importantes. Acredito que elas estarão presentes nestes debates. Caso vc queira mais informações, a página do encontro é WWW.1968kongress.de. Acho que está em inglês também.
Um abraço.